Cidades

Câmara de Paiçandu inicia sessões ordinárias

paicandu
Acontece hoje às 20h a abertura do primeiro período ordinário de sessões do ano da Câmara de Paiçandu, onde os vereadores trabalharam no período de recesso. Foram realizadas nove sessões extraordinárias este ano. O presidente Diego Matheus Sanches (PT) prometeu aumentar a transparência e proporcionar maior interatividade na gestão, além de abrir espaço também para que o cidadão apresente sugestões. Através do Portal da Câmara, o cidadão poderá se informar sobre as reuniões, atividades legislativas e institucionais, os trabalhos dos vereadores, projetos e informações financeiras, além de uma página do Facebook.

Deputado entrega recursos e questiona verbas não licitadas

Edmar Arruda entrega recursos
O deputado federal Edmar Arruda (PSC) esteve em Araruna na última sexta-feira para entregar ao prefeito Fabiano Antoniassi, vereadores e à população, a ordem bancária do recurso federal no valor de R$ 200 mil, destinado para a reconstrução da quadra poliesportiva, destruída por um temporal em 2007. A assessoria do deputado verificou que os recursos liberados pelo governo federal em dezembro de 2011 e julho de 2012 para reforma da UBS 24 horas e para a construção de uma nova UBS não foram licitados pela gestão anterior no município. O valor total da verba é de R$ 340 mil. A assessoria e a atual gestão estão verificando se o dinheiro pode ser recuperado ou se os recursos foram perdidos.

Seds: Nishimori acompanha prefeitos

Nishimori e Fernanda Richa
O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB) acompanhou um grupo de prefeitos e representantes de municípios da região, na última quarta-feira, para uma visita à secretaria de Família e Desenvolvimento Social do Paraná, Fernanda Richa. Os 14 prefeitos trataram de assuntos relativos à área, em seus respectivos municípios, e agradeceram o empenho do parlamentar. Fogto Rogério Machado/Seds

Tratamento de esgoto

A autarquia Águas de Sarandi (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) requereu junto ao Instituto Ambiental do Paraná a licença ambiental simplificada, para implantação de estação de tratamento de esgoto. A estação terá capacidade de atender 60 mil habitantes, localizada na Estrada Mauro Trindade, Lote 165 A-1 E Lote 165 B-1.

Umuarama terá portal turístico

A Prefeitura de Umuarama publicou hoje o aviso de licitação (tomada de preços) para contratar empreiteira para a construção de um portal turístico de acesso àquela cidade, na PR-323, com recursos do Ministério do Turismo. A abertura dos envelopes será no dia 18 de fevereiro.

Depois da prisão, o retorno do secretário

A Prefeitura de Sarandi divulgou nota informando que não há nenhum funcionário da administração preso ou detido. No final de semana, o secretário de Educação, Antonio Manoel  Mendonça Martins, foi liberado depois de ser detido pelo Gaeco; antes dele, um funcionário da mesma secretaria havia sido preso, ambos suspeitos de envolvimento com fraudes em licitações. “A administração não encontrou qualquer irregularidade nos editais da licitação em questão, mas aguarda o término das investigações para tomar qualquer medida. Os  funcionários retomaram suas atividades normais, já que não existe nada que possa desabonar a conduta dos mesmos até o momento. Ao contrário do que está sendo noticiado não há nenhum empresário da cidade de Sarandi preso, os detidos são de Campinas. A Prefeitura de Sarandi está acompanhando as investigações e como sempre vai manter a transparência em todos os sentidos”, diz a nota.

Cassado prefeito de Peabiru

Do blog A Pomba:
A juíza Heloisa da Silva Krol Milak, da 74ª Zona Eleitoral de Peabiru, julgou procedente a ação de investigação judicial eleitoral impetrada pelo Ministério Público e cassou o diploma do prefeito eleito no município, Claudinei Antonio Minchio (PT) e do seu vice, Sebastião Carlos Marinho (PPS). A justiça decretou também, a inelegibilidade de Minchio e Marinho por oito anos. A decisão foi publicada ontem. O prefeito pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral  para tentar reverter a situação. Leia mais.

Prefeita devolve portal de Farol

portal
De Carlos Ohara, no Terra:
O sonho de assumir a prefeitura de Farol (PR), a 481 km de Curitiba, se transformou em um pesadelo para a enfermeira Ângela Kraus (PT do B) nos primeiros dias de seu governo. Com apenas R$ 14 mil nas contas bancárias da prefeitura, ela será obrigada a devolver o portal instalado na entrada da cidade, que não foi pago pela antecessora. “É o caos”, disse ela. Com a recusa da prefeita anterior para compor uma comissão de transição, após o resultado das eleições, Ângela diz que só ficou sabendo do “tamanho do problema” ao entrar no gabinete após a posse em janeiro. Leia mais.

UBS no Ouro Verde

sarandi
Nesta manhã o prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), participou da assinatura da ordem de serviço da construção de uma unidade básica de saúde no Jardim Ouro Verde I. A obra é orçada em R$ 468.500,00 (são 295,80 metros quadrados) e deve estar pronta nos próximos seis meses.

Ordem de serviço

A Prefeitura de Sarandi assina amanhã  a ordem de serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Jardim Ouro Verde. A solenidade acontece às 9h30 na rua Castro Alves, ao lado da creche do bairro.

Ex-prefeita não paga salário de dezembro

A administração Maly Benatti (PSDB), de Nova Esperança, fechou o ano e não pago os salários de dezembro aos servidores públicos. A expectativa é de que a folha seja honrada hoje, já que não havia dinheiro para fazer duas folhas em janeiro nos primeiros dias do mês, de acordo com reportagem da CBN.

Leilão em Sarandi

A Prefeitura de Sarani vai realizar leilão de imóveis pertencentes ao município, desafetados da categoria de bem público de uso comum, para fins de contrapartida da pavimentação asfáltica de toda extensão do Jardim Tropical, e, ainda, edificação de obras comunitárias. A licitação será aberta às 9h do próximo dia 29.

Sarandi priorizará programa antidrogas

O prefeito de Sarandi, Carlos de Paula (PDT), disse hoje no programa “Opinião &  Notícias” que seu principal objetivo este ano será a consolidação de um projeto de combate às drogas, que inclui prevenção e acompanhamento. O projeto se chamará “Eu cuido” e envolverá também a participação da família; ele garante que o poder público fará sua parte. De Paula pretende adotar a internação involuntária dos dependentes químicos, a exemplo do qeu está fazendo o governo de São Paulo.
Na área da segurança, ele anunciou medidas que estão em andamento, como disponibilizar armamento para a Guarda Municipal e a ampliação física para que o efetivo da PM seja dobrado na cidade, e antecipou que o novo comandante da GM será um militar aposentado.

Secretários mudam uma semana após a posse

O prefeito de Barbosa Ferraz, Gilson Cassol (PT), já promove as primeiras mudanças no secretariado menos de uma semana após a posse, informa o Jornal do Interior. As mudanças chegaram antes mesmo das nomeações serem publicadas no “Diário Oficial”. A vice-prefeita Pedra Guimarães, que foi nomeada para gerir as secretarias de Ação Social e Educação, deve deixar a Educação e substituir Clara Garbelotti na secretaria de Saúde. Não há informação oficial sobre o motivo que levou Cassol a promover a mudança na Saúde em menos de uma semana. Com esta mudança, a secretaria de Educação agora deverá ser comandada por Celso Marques Inácio, servidor de carreira do Governo do Paraná, lotado na Secretaria de Estado da Educação. Leia mais.

Dinheiro público patrocina futebol

A Tribuna de Cianorte está apurando o que pode ser uma das maiores fraudes da administração daquela cidade. Uma reunião realizada na última quinzena de dezembro envolvendo o prefeito Claudemir Bongiorno, o vice-prefeito Serginho, o secretário da época da Indústria e Comércio, Wanderlei Fernandes; a diretoria da Associação das Indústrias de Confecções e Vestuário de Cianorte; e presidentes de shoppings, deliberou sobre o repasse de cerca de R$ 450 mil da prefeitura para a Asconvest, que repassaria cerca de R$ 300 mil para o Cianorte Futebol Clube, que estamparia a marca ‘Asconvest’ na parte frontal da camisa do clube. O restante da verba é para a divulgação da Expovest Outono/Inverno e Primavera/Verão. Os empresários com lojas nos shoppings serão obrigados a dar a contrapartida dos recursos, sendo que muitos deles não estão de acordo em ‘patrocinar’ o esquema. Leia mais.

Ex-prefeito e servidores devem devolver dinheiro

(Atualizado) Um procedimento de inspeção realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná em Maria Helena apontou 20 irregularidades graves na administração do prefeito Osmar Trentini (gestões 2005-2008 e 2009-2012). Cinco pessoas residentes em Maringá estão envolvidas (aqui). A Tomada de Contas Extraordinária resultante do relatório da inspeção foi votada e aprovada por unanimidade pelos membros da 2ª Câmara de Julgamento na sessão de 19 de dezembro.Prefeito e ser vidores comissionados deverão recolher R$ 2,7 milhões aos cofres municipal e estadual, em valores a serem corrigidos monetariamente. Cabe recurso da decisão.
De acordo com o levantamento dos técnicos do TCE, as irregularidades incluem licitações fraudulentas, contratação irregular de parentes e pagamentos indevidos de materiais e serviços. Continue lendo ›

Kireeff também quer subsídio para transporte

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), disse em entrevista ao JL que vai cobrar do governador Beto Richa (PSDB) o repasse de subsídio para o transporte público da cidade. Na última sexta-feira Richa anunciou a manutenção do convênio com a prefeitura de Curitiba para o repasse do subsídio do transporte público com o objetivo de manter o valor da passagem em R$ 2,60 na capital. Em sua página no Facebook, Kireeff comentou ter visto um vídeo em que o governador diz que pretende estender o benefício à região metropolitana e às grandes cidades do Paraná. Leia mais.

Em Curitiba, moratória e corte nos gastos

Da Gazeta do Povo:
No primeiro dia de trabalho como prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) determinou ontem a redução dos gastos de custeio da administração municipal em pelo menos 15%. Também decretou moratória de 90 dias para pagamentos que superem R$ 30 mil – salvo em casos de despesas obrigatórias de caráter continuado, os gatos com pessoal, os investimento e o pagamento de dívidas. As despesas inferiores a esse valor também não estão sujeitas à suspensão, mas deverão ser previamente autorizadas pelo secretário ou gestor responsável.
Durante os três meses da moratória, as despesas municipais serão reavaliadas pelo Comitê de Transparência e Responsabilidade Finan­­ceira, criado ontem por decreto de Fruet. Leia mais.

Em Londrina, preocupação com despesas

De Nara Chiquetti, no Jornal de Londrina:
No primeiro dia de trabalho, o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) anunciou medidas para conter as despesas municipais e evitar estourar o orçamento. O pacote de eficiência administrativa, apresentado ontem, prevê um contingenciamento orçamentário em torno de R$ 70 milhões, o que corresponde a 30% dos gastos que têm origem de recursos livres, ou seja, verba que o tesouro municipal arrecada por tributos (impostos, taxas, contribuições), mais FPM e ICMS. Nessa economia de cautela, as contas serão auditadas para garantir que possam ter os pagamentos controlados e dentro do prazo. “A preocupação é colocar a casa em ordem, conquistar a confiança da população e ganhar credibilidade do nosso trabalho”, afirmou o secretário de Fazenda, Paulo Bento. Leia mais.

Posse em Sarandi

Posse Sarandi
A posse dos eleitos de Sarandi foi antecedida de missa de ação de graças. Assumiram os cargos o prefeito Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), o vice Luiz Aguiar (PPS) e os vereadores eleitos em outubro. A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Tancredo Neves. Fotos Jeferson Augusto.
Posse Sarandi

Sorteio transferido

Em virtude das chuvas de ontem à noite, a Associação Comercial e Empresarial de Sarandi transferiu para hoje a partir das 20h, na praça dos Três Poderes, o show de prêmios e show artístico do final de ano. A entrega dos prêmios acontecerá às 9h de amanhã, na sede da Acis.

Recursos para turismo

Emendas apresentadas ao governo federal pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC) para Bom Sucesso (Vale do Ivaí) e Munhoz de Mello (Amusep) foram aprovadas pelo Ministério do Turismo. Os recursos aprovados totalizam R$ 700 mil, sendo R$ 350 mil para cada cidade, e devem ser destinados para a implantação de um centro de eventos em Bom Sucesso e para a segunda etapa da construção do centro de eventos em Munhoz de Mello. Os empenhos aprovados em 2012 têm a liberação garantida do dinheiro em 2013.

Pressionados, vereadores derrubam veto

Câmara de Cianorte
Em Cianorte, o prefeito eleito Claudemir Bongiorno sofreu sua primeira derrota na câmara municipal. Um projeto do Executivo, que reduzia o valor da cesta básica para novos servidores, foi derrubado por conta da pressão popular (foto), que compareceu à sessão extraordinária na tarde de hoje. Bem diferente de Maringá, onde a Turma do Amém garante qualquer coisa goela abaixo do servidor e do contribuinte. Foto Aida Franco/ Tribuna de Cianorte.

Unidade básica de saúde

A Prefeitura de Paiçandu publicou edital anunciando a realização de tomada de preços para contratação de empreiteira para a construção de uma unidade básica de saúde no Jardim Santo Antonio. A licitação será realizada às 14h do próximo dia 21.

Comércio de Umuarama não abre à noite

As luzes natalinas estão acesas, o Papai Noel chegou de helicóptero e a primeira parcela do 13º já foi paga, mas o comércio de  Umuarama continua em ritmo normal e não abrirá à noite, informa o jornal Umuarama Ilustrado . Comerciantes, funcionários e principalmente o consumidor não conseguem entender o motivo das lojas abrirem, neste ano, apenas uma semana do Natal. As reclamações são muitas, principalmente de comerciantes, mas as datas foram estipuladas no mês de agosto em “acordo” dos Sindicatos das classes na Convenção Coletiva do Trabalho. Leia mais.

MPE recomenda Ficha Limpa

A Promotoria de Justiça de Paranacity expediu recomendação aos poderes Executivo e Legislativo locais para que seja elaborado um projeto a respeito da Lei da Ficha Limpa. A promotora Rosany Pereira Orfon solicitou na recomendação que a câmara de vereadores de cada município da xomarca crie e regulamente o projeto, vedando contratações para cargos em comissão de pessoas que estejam incluídas nos artigos da Lei da Ficha Limpa. Entre as ações condenáveis englobadas pela ‘Ficha Limpa’ estão improbidade administrativa, abuso de poder econômico ou político, enriquecimento ilícito e lesão ao patrimônio público.
Já em Maringá, para não prejudicar o condomínio partidário dos Barros, projeto no mesmo sentido está envolvido em teia de aranha numa gaveta da câmara municipal.

Comcam recebe diagnóstico do Observatório das Metrópoles

Comcam-diagnostico 23-11-12 (2)
É a Comcam à frente da Amusep: Professores pesquisadores do Observatório das Metrópoles da UEM e do Ipardes – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – estiveram na manhã de hoje em Campo Mourão, quando apresentaram o diagnóstico regional, visando a elaboração de um Plano de Desenvolvimento de toda a região. O diagnóstico contando com um amplo levantamento populacional referente ao Censo 2012 (IBGE) foi elaborado em uma parceria entre a Comcam – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão – e Governo do Estado, através do Observatório das Metrópoles da UEM e Ipardes. Oito prefeitos atuais, 13 prefeitos eleitos para a próxima gestão, cinco vice-prefeitos e vereadores eleitos de toda a região, além lideranças e representantes de segmentos regionais participaram do fórum que aconteceu na sede da Comcam.Continue lendo ›

Destacamento fica sem PMs

dpm_corumbatai
Do Jornal do Interior News:
Uma determinação do Comando da Polícia Militar em Campo Mourão removeu todos os policiais militares lotados no destacamento de Corumbataí do Sul. Apenas o chefe do destacamento deve permanecer no município realizando serviços administrativos em horário comercial. Até a viatura utilizada atualmente será realocada em outra unidade da corporação. A notícia da retirada do efetivo de Corumbataí do Sul pegou toda a população de surpresa. Ao mesmo tempo, vai na contramão do recente anuncio feito pelo governador Beto Richa de melhorar a segurança pública com mais investimentos e principalmente a contratação de mais policiais. Leia mais.

Veículo novo

A Prefeitura de Sarandi vai adquirir um veículo zero quilômetro para o Gabinete do Prefeito. O pregão presencial será realizado no próximo dia 30, às 14h. O edital ainda não foi disponibilizado no site da prefeitura, pelo Departamento de Licitação, Compras e Patrimônio.

Sanepar amplia abastecimento

A Sanepar realizar licitação no dia 12 de dezembro para execução de obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Paiçandu. O edital, publicado hoje, informa que os recursos serão da Caixa/FGTS, com preço máximo admitido de R$ 1.512.267,75.

Prefeitura de Sarandi leiloará terrenos

A Prefeitura de Sarandi vai leiloar seis terrenos, devidamente desafetados da categoria de bem público de uso comum do povo, no Jardim Ouro Verde II. Os recursos serão usados para compor o Fundo Municipal de Saúde. São quatro terrenos de 250 metros, valor mínimo de R$ 48 mil, um terreno de 364m valor mínimo de R$ 69 mil e outro terreno de 504 metros, com valor mínimo de R$ 96 mil. O leilão será no próximo dia 26 às 9 horas, no Centro Cultural Irmã Antona na Praça Ipiranga,centro de Sarandi. As informações complementares e o edital completo poderão ser obtidas no Departamento de Licitações, Compras e Patrimônio no paço municipal, fone: (44) 3264-8623, fax: (44) 3264-8628. email: licitacaopms@hotmail.com.

A dúvida sobre os pneus

Na reunião de ontem da Câmara de Santo Inácio, vereadores pediram explicações sobre um acidente envolvendo uma ambulância da Secretaria de Saúde daquele município no último dia 29. No km 57 da PR-463, entre Santo Inácio e Colorado, uma ambulância capotou, matando o paciente de 43 anos que estava sendo conduzido a um hospital e ferindo outras duas pessoas. A suspeita é de que o pneu que estourou e causou o acidente era remoldado. Os vereadores querem documentos que comprovem se os pneus que o veículo utilizava eram os mesmos que foram comprados pela prefeitura.
Em Santo Inácio, que elegeu como prefeito o secretário de Saúde Valdir Turcato (PSD), também há reclamações sobre o atraso no pagamento do funcionalismo.

Servidores reclamam de condições de trabalho em parque ecológico de Mandaguari

Desde que assumiu a presidência do Sindicato dos Servidores Municipais de Mandaguari, há três meses, Allysson Nathan vem negociando com o atual prefeito a melhoria nas condições de trabalho do Parque Nossa Senhora Aparecida, um parque ecológico da cidade. Ocorre que em nenhum momento o prefeito sinalizou em realizar alguma melhoria nas condições. “Todos sabem que o parque é uma bela obra do turismo religioso em Mandaguari, muito bem produzido, onde as pessoas vão fazer suas orações. Infelizmente, a cena não se repete para os servidores que exercem suas funções ali. Durante visita ao parque, a diretoria do sindicato pode observar algumas situações inaceitáveis para com o funcionalismo municipal. As reclamações são diversas: de queixas de ameaça de morte à falta de material para exercerem suas funções. As auxiliares de serviços gerais e os vigias que ali trabalham tem de se virar para conseguirem, por exemplo, ir ao banheiro, já que neste local, não existe banheiro. “Foram colocados seis banheiros na época da festa da padroeira, mas no dia seguinte do fim da festa vieram e tiraram todos os seis”, relata um dos vigias. Leia mais.

Ambulância para o CB de Sarandi

O Corpo de Bombeiros de Sarandi vai ganhar uma ambulância zerada. A licitação para a aquisição da ambulância para o quartel do CB daquela cidade foi marcada para as 9h do dia 20 de novembro, pela Prefeitura de Sarandi.

Quinteiro atenderá vereador mais votado

denilson
Denilson Donizete Caleran (PDT), de 36 anos, morador do distrito de Pulinópolis, em Mandaguaçu, foi o vereador mais votado deste ano, com 542. Para ele, o distrito precisa de aproximadamente 50 casas populares, uma ambulância, além da super-creche na Vila Guadiana e Mandaguaçu e recapeamento asfáltico. O governador Beto Richa (PSDB) já abriu as portas do governo para Wilson Quinteiro, que assumiu compromisso com o candidato derrotado Indio Professor (PSB) e Denilson para os projetos da cidade.

Marina Silva em Londrina

Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, estará em Londrina amanhã para proferir palestra sobre meio ambiente, ecologia e sustentabilidade. A ambientalista, que concorreu à Presidência da República em 2010, sendo a segunda mais votada em Londrina, é apontada como uma das maiores defensoras da sustentabilidade do mundo. Na breve passagem por Londrina, Marina Silva vai reiterar o apoio à candidatura de Luiz Eduardo Cheida (PMDB) à prefeitura municipal. O evento será realizado às 10h da manhã no Hotel Blue Tree Premium.

O novo Bar Carioca

Italo
Maringaenses como Tatta Cabral e Adorno Reis lembram dos bons e velhos tempos do Bar Carioca, templo da fofoca e da boemia de Umuarama, na ára central da cidade. Pois Ítalo, em sua coluna no Umuarama Ilustrado, conta em detalhes a volta do bar, ocorrida ontem, repaginado, moderno e em estilo cafeteria e choperia dos tempos modernos. E com novo dono, que investiu alto no estabelecimento, que passou perto, muito perto de fechar. Clique para am pliar.

100 mil visitaram a Exporandi

exporandi2
A 11ª Exporandi, que terminou no último final de semana, foi visitada por cerca de 100 mil pessoas em cinco dias de festa, informou a Prefeitura de Sarandi. O público teve acesso gratuito e pode assistir a shows e visitar os stands da indústria a exposição de peças antigas. A gastronomia ficou a cargo das entidades assistênciais de Sarandi e uma das atrações foi a fazendinha com pequenos animais.

Denúncia no MP

Foi protocolizada hoje no Ministério Público Estadual a mesma denúncia levada na semana passada aos vereadores de Engenheiro Beltrão. A denúncia é contra o prefeito Elias Lima (PSD), acusado de infringir a legislação ao promover a doação de bem público (um terreno) à Justiça Eleitoral em ano de eleições (aqui). O documento entregue ao promotor José Pereira Pio de Abreu Neto tem cinco laudas, incluindo cópia do projeto encaminhado pelo prefeito e aprovado na câmara municipal. Ontem houve reunião do Legislativo e a denúncia, assinada por Paulo Henrique Valentini, foi encaminhado à assessorian jurídica da casa.

Munhoz de Mello recebe caminhão

Edmar Arruz em Munhoz de Mello
A Prefeitura de Munhoz de Mello recebeu no último sábado um novo caminhão, com duas caçambas, para o transporte de entulhos. O veículo custou R$ 196 mil e foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado federal Edmar Arruda (PSC). O ato de entrega contou com a presença do prefeito Gilmar Silva (PMDB).