Cidades

Denúncia contra prefeito de Engenheiro Beltrão

A Câmara Municipal de Engenheiro Beltrão recebeu na última sexta-feira uma denúncia contra o prefeito Elias Lima (PSD), por ter encaminhado projeto que fez doação de bem público em ano eleitoral, o que é vetado pela legislação federal. A denúncia, assinada por Paulo Henrique Valentini, também será levada nesta semana ao Ministério Público. O prefeito, com aprovação dos vereadores, doou um terreno ao Tribunal Regional Eleitoral, o que, de acordo com a denúncia, não preenche o requisito de “relevante interesse social” nas exceções da legislação. No documento protocolizado junto ao Legislativo, o autor pede a apuração do fato eventualmente danoso e prejudicial ao erário, que se caracterizaria como ato de infração político-administrativa. Elias Lima é candidato à reeleição pela coligação “Engenheiro Beltrão sim”.

Festa do Frango em Ângulo

Começa hoje a tradicional Festa do Frango em Ângulo, micro-região de Maringá. O município eraliza os festejos de aniversário e uma das atrações é o show com a cantora Márcia Mara.

Lá como cá

O alto valor do metro quadrado obriga a população de baixa renda a migrar da capital para municípios vizinhos, como Aparecida de Goiânia, onde a infraestrutura urbana é precária. A falta de diálogo entre gestores das duas cidades impede uma solução efetiva para o problema. Por outro lado, os vereadores das duas mostram sintonia quando o assunto é o aumento do próprio salário. Leia mais.
Se o leitor trocar Goiânia por Maringá e Aparecida de Goiânia por Sarandi, está tudo em casa.

Jardim Rio de Janeiro

A empresa RRV Engenharia Ltda., que tem sede em Presidente Prudente (SP), recebeu do Instituto Ambiental do Paraná licença de instalação para implantação de loteamento em Sarandi. O Jardim Rio de Janeiro será implantado no lote n.282/282-A-Unificação, da gleba ribeirão Sarandi.

Caged: Mandaguari superou Maringá

Mandaguari superou Maringá em junho passado, na geração de empregos, segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Entre os municípios paranaenses com mais de 30 mil habitantes, Mandaguari ocupa a 16ª no saldo do emprego. Já entre os 30 municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), ocupa a primeira colocação, superando, inclusive Maringá, que obteve saldo de negativo de 156 vagas, contra um saldo positivo de 84 vagas de Mandaguari.Continue lendo ›

Dois CMEIs

A Prefeitura de Sarandi realizará licitação, em 6 de agosto, para contratar empreiteira para construir dois centros municipais de educação infantil. Um será no Jardim São José III e o outro no Jardim Monte Rey.

Movimento pró-clínica oncológica em Paranavaí levanta 30 mil assinaturas

De acordo com Diário do Noroeste, de Paranavaí, o Movimento Pró-Tratamento Oncológico de Paranavaí e Região já levantou mais de 20,7 mil assinaturas  e quer alcançar 30 mil até o próximo dia 27. O movimento ganhou forças depois que várias entidades se juntaram à iniciativa, fazendo com que toda a comunidade tivesse conhecimento da luta pela instalação de uma unidade de tratamento para pessoas com câncer. De acordo com o advogado Waldur Trentini, um dos voluntários que participam do movimento, o próximo passo será organizar um ato de adesivagem de veículos, com o slogan “A dor não pode esperar”, para chamar ainda mais a atenção dos moradores sobre as dificuldades enfrentadas por doentes que precisam ir a outras cidades em busca de tratamento oncológico. Outra etapa do trabalho será conhecer prestadores de serviço credenciados para atender pessoas com câncer, na busca por exemplos de sucesso neste segmento. Trentini, aliás, foi muito gentil ao dar a este modesto blog certa participação no processo, nascido a partir do sofrimento da blogueira Aline Copceski, revelado aqui em março do ano passado.

Erosão em Paiçandu

Erosão em Paiçandu
Neste fim de semana, estive nas margens do ribeirão Bandeirantes, em Paiçandu. O que vi por lá não me agradou. O ribeirão está bastante poluído. Há muito lixo na água. Mas o problema maior é a erosão que danifica várias propriedades rurais naquele município. Alguns agricultores me disseram que a enxurrada desce da cidade e desemboca com força nos sítios abrindo enormes crateras, conforme mostra a foto. O prejuízo é grande. Já reclamaram na prefeitura, mas nada foi feito ainda.
Donizete Oliveira

Inaugurado Fórum Eleitoral de Marialva

Inauguração Fórum Marialva
Familiares do juiz Luis Mitsuyochi Taguchi, falecido em janerio de 2009, observam a placa do fórum eleitoral de Marialva, que recebeu seu nome. A inauguração do prédio aconteceu ontem, com discurso da juíza Milene Rey de Assis Fogagnol, da 81ª Zona Eleitoral, que também atende Itambé, contabilizando mais de 30 mil eleitores. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Rogério Kanayama, destacou que o homenageado “foi exemplo de magistrado, uma pessoa devotada não só no exercício da profissão, mas também à família” e que sua participação “foi significativa nas mudanças e nos interesses da classe, deve estar hoje bem orgulhoso por ter seu nome inscrito nesta edificação”. Foto: Prefeitura de Marialva.

Consórcio intermunicipal de gestão

O principal assunto da reunião de amanhã da Amusep, em Maringá, será a criação de um consórcio intermunicipal de gestão, que permitiria aos municípios compartilhar equipamentos e recursos para a realização de serviços público. Da pauta ainda fazem parte assuntos como casa de apoio, termo de cooperação na área de reciclagem e normas de atendimento.

Observatório faz diagnóstico da Comcam


O Observatório das Metrópoles da UEM, juntamente com o Ipardes, em atendimento a uma demanda da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, está concluindo um diagnóstico para subsidiar o desenvolvimento regional dos 25 municípios que compõem a Comcam. O prefeito de Ubiratã, Fábio d´Alécio, presidente da Comcam, informou em reunião dessa semana na UEM, que no encontro a ser realizado em Campo Mourão, com a presença do Observatório e Ipardes, todos os candidatos a prefeito do conjunto dos municípios serão convidados para conhecer os resultados da pesquisa e as análises dos dados. Leia mais.

A cesta básica de Santa Fé

O vereador Cleverson Beias, o Cabral (DEM), de Santa Fé, tocou dias atrás em algo que está chamando a atenção do funcionalismo público daquela cidade, administrada pelo ex-presidente da Amusep, Fernando Brambilla (PMDB). A prefeitura realizou licitação, em abril, para adquirir cestas básicas para serem distribuídas mensalmente aos servidores públicos municipais, com preço máximo de R$ 318.899,00 (a página da transparência do município não traz o resultado do pregão). A Atacado Maringá Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. (a mesma do panetone de Sarandi) venceu, mas quem está entregando as cestas é o Supermercado Colombo; além deste fato estranho, a chiadeira já começou por causa da baixa qualidade dos produtos entregues.
Diante das reclamações, a administração foi acionada e o pessoal aguarda as devidas explicações.

Astorga 1×0 Maringá

Em Astorga, a remuneração do Executivo e Legislativo está vinculada, a partir de agora, à dos servidores, considerada uma “forma moral” (expressão do prefeito Arquimedes Ziroldo, o Bega) de conceder aumento. “Com a nova Lei, o mesmo percentual que é concedido a servidores é também repassado a prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores”, diz ele. “Isso significa que toda vez que aumentar o salário do prefeito aumenta dos funcionários municipais, assim como o aumento na remuneração dos vereadores, obrigatoriamente proporciona aumento aos funcionários da xâmara”, acrescenta o presidente da câmara, Osmanir Cestari. A lei foi publicada no último dia 13 e entra em vigor a partir de janeiro de 2013.
Ou seja, é pra acabar, uma verdadeira humilhação para os vereadores e prefeito de maringaenses terem que receber lição do Bega, que teria dificuldades para ser canonizado.

Festa da Uva Fina

A Prefeitura de Marialva publicou esta semana aviso de licitação de pregão presencial, que será realizado no próximo dia 28, para contratação de empresa especializada para organização do evento 19ª Festa da Uva Fina daquela cidade. O valor máximo não foi divulgado.

Passarela em Paiçandu

A Prefeitura de Paiçandu publica edital de licitação (tomada de preços nº 022/2012) comunicando que no próximo dia 2 realizará certame para contratar “empresa especializada para obras de construção de uma passarela para pedestres na rodovia PR-323, no perímetro urbano”. Seria mais uma ou estão apenas tentando consertar a passarela que nunca termina?

O aterro sanitário de Paiçandu

Aterro sanitário de Paiçandu
Começaram as obras do aterro sanitário de Paiçandu, na Estrada Colombo, próximo à divisa com Maringá. A obra tem valor total de R$ 392.745,09, em duas etapas, recursos do governo federal. Foto: Marco Antonio Deprá.
Mapa

Pavimentação asfáltica para Jussara

Jussara
A prefeita de Jussara, Luciana Mara Tachini Barbosa (PDT), recebeu na semana passada o deputado estadual dr. Batista (PMN) em ato solene na câmara municipal para assinatura da ordem de serviço para pavimentação asfáltica. Serão 8.819,00 metros quadrados com calçada e meio-feio e 6.658,04 metros quadrados de recape asfáltico, perfazendo R$ 726.795,00, sendo R$ 67.992,00 a título de financiamento e R$ 141.998,00 de contrapartida do município. O coordenador do escritório regional de Maringá do ParanaCidade, Miro Falkemback, também esteve presente. Leia mais.

Sarandi terá mais dois CMEIs

No próximo dia 21 serão abertos os envelopes das licitações abertas no início deste mês pela Prefeitura de Sarandi para contratação de empreiteiras para a construção de dois centros municipais de educação infantil, a serem localizados no Jardim São José III e Jardim Monterey. O valor máximo a ser pago não foi divulgado.

Tempo quente em Nova Londrina

Matéria publicada no jornal Panorama, da região de Paranavaí, intitulada “Denúncias, falta de decoro, condenações e desobediência à lei em Nova Londrina”:
Motivado por uma denúncia anônima, posteriormente feita pelo vereador do PSDB, Álvaro Guilherme, o promotor público Tiago Dalcolmo Pinheiro, da Comarca de Nova Londrina, ajuizou uma ação civil pública contra Janaina Gouveia, Comissão de Licitação; Geraldo Pereira da Silva, secretário administrativo; Ilson Boscarato, secretário de Finanças; Roberto Luis Haddad, secretário de Obras, Dornelis José Chiodelli, prefeito municipal de Nova Londrina; Rodrigo Otávio Roman de Alencar Barbosa e Gilberto Luiz Padoin, da Barbosa & Padoin Ltda.; Blokton Empreendimentos Comerciais S/A e ISA Informática, por supostas irregularidades cometidas em licitações para aquisição de artigos de informática. Continue lendo ›

TCE suspende licitação do lixo em Londrina

O Tribunal de Contas do Paraná concedeu medida cautelar que suspende a licitação realizada pela Prefeitura de Londrina para serviços de limpeza urbana (coleta de lixo, varrição de ruas e limpeza e conservação do mobiliário público). Deferida no dia 15 de maio, pelo corregedor-geral, conselheiro Nestor Baptista, a medida foi homologada, por unanimidade, pelo plenário do Tribunal, na sessão da última quinta-feira, e divulgada hoje. A cautelar foi dada em Representação da Lei 8.666/93, a Lei de Licitações, apresentada pela empresa Zero Resíduos S/A. Na documentação apresentada ao TCE, a empresa aponta dez itens com supostas irregularidades na Concorrência 07/2011, modalidade menor preço, lançada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), sociedade de economia mista ligada à prefeitura. O valor previsto da contratação é de aproximadamente R$ 121,3 milhões, para um período de cinco anos.Continue lendo ›

Recapeamento asfáltico em Marialva

Marialva
A avenida Colombo, de Marialva, será recapeada, confirmou ontem  o prefeito Edgar Silvestre (PSB), que recebeu a visita do deputado estadual dr. Batista (PMN) e do chefe do escritório regional do Paraná Cidade, Miro Falkemback. O parlamentar ajudou a viabilizar R$ 1 milhão 464 mil para o recapeamento asfáltico naquele município, sendo R$ 264 mil a fundo perdido.

Asfalto em Paiçandu

No próximo dia 11, a Prefeitura de Paiçandu realiza tomada de preços visando a contratação de empresa construtora para execução de obras de pavimentação asfáltica no Jardim São Francisco. O valor máximo a ser pago ainda não é conhecido.

Asfalto em Sarandi

A Prefeitura de Sarandi marcou para 20 de junho às 14h a concorrência para contratar empresa que fará a pavimentação asfáltica e drenagem de vias públicas do Jardim Verão e Jardim São Jorge, incluindo emissário e dissipador. O edital, que será publicado amanhã, não divulga o valor máximo a ser pago.

Programação marca combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil

Akemi Nishimori
A chefe do escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Akemi Nishimori, representou a secretária estadual e primeira-dama Fernanda Richa no Centro de Convenções de Mandaguari, na manhã de hoje, onde aconteceu programação especial para  marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, que transcorre amanhã. A psicóloga da Polícia Civil de Maringá, Célia Regina Cortellete Pereira da Silva, que falou s0bre o tema, lembrou que a 9ª Subdivisão Policial de Maringá registra de cinco a sete casos de exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes por semana.

Posto de saúde

A Prefeitura de Paiçandu realiza no próximo dia 29, às 9h, licitação para contratar empreita para a construção do posto de saúde do Jardim Catedral. Os recursos são do Ministério da Saúde.

Concorrência adiada

A Prefeitura de Sarandi, através suspendeu a concorrência nacional que havia aberto para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município (Zona Norte), com recursos do PAC. O certame estava marcado para 4 de maio e em virtude das várias solicitações de esclarecimento do edital foi adiado para o próximo dia 18, às 17h30.

Concorrência em Paiçandu

A Prefeitura de Paiçandi vai realizar no dia 21 de junho, às 9h, a concorrência para contratar empresa especializada para prestação de serviços na execução da obra de estação de tratamento de esgoto, rede coletora de esgoto e estação elevatória de esgoto. O valor máximo a ser pago não foi divulgado.

Licitações em Sarandi

No próximo dia 23 a Prefeitura de Sarandi realiza duas licitações para contratar empresa para realizar obra de pavimentação asfáltica em vias públicas do Jardim Nova Independência e obra de revitalização. O valor máximo a ser pago não foi divulgado.

Ex-ministro em Campo Mourão

Almir Pazzianoto, ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho e ex-ministro do Trabalho (governo Tancredo Neves/José Sarney) vai proferir palestras na Faculdade Integrado, em Campo Mourão, hoje às 20h. Ele falará sobre Redação Forense e Direito do Trabalho nas sete constituições brasileiras. Amanhã às 9h, também no anfiteatro do Integrado, o ex-ministro abordará questões relacionadas ao horário de trabalho.

A vez de Cascavel

Reportagem de Toni Sciarretta na Folha de S. Paulo deste domingo destaca Cascavel, que “desponta como uma das cidades de maior crescimento e geração de emprego no país, polo regional do agronegócio, de serviços de saúde e do ensino superior pago. A cidade se tornou um canteiro de obras, com guindastes e gruas por todos os lados. O preço dos imóveis disparou mais de 80% em cinco anos. Nas ruas largas, que começam a ter trânsito, circulam utilitários 4×4, BMW, Mercedes, Porsche e até uma Lamborghini amarela com barro vermelho nos pneus”. Leia mais.

Sarandienses pressionam vereadores


De Hilário Gomes:
Os vereadores de Sarandi com exceção de Bianco (PT) procuraram fazer a reunião de hoje (16) rapidinho e se mandaram para os seus gabinetes. O motivo foi a manifestação realizada por vários partidos e entidades representativas da cidade entre elas os padres, pedindo a revogação do aumento dos salários dos vereadores, prefeito e secretários municipais. Na próxima segunda feira as lideranças prometem encher o plenário da Câmara e o bicho pode pegar.
(Fotos Portal de Sarandi)

Sarandi: sindicância apura responsabilidades

O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Junior (PDT), encaminhou hoje à tarde ofício ao superintendente da autarquia Águas da Sarandi pedindo informações sobre os motivos pelos quais não foram tomadas medidas para o corte de fornecimento de água na sua residência localizada na rua das Violetas, 181, Jardim Novo Centro, “haja vista que se encontrava com mais de tres meses sem pagamento da tarifa de consumo”. Ele pede que a resposta seja apresentada o mais rápido possível, “com as providências a serem tomadas”.
A autarquia decidiu abrir uma sindicância para apurar os motivos da falta de aviso e corte no fornecimento de água no imóvel do prefeito, que estava com tarifa atrasada havia 16 meses. Também serão apuradas as responsabilidades sobre a divulgação de débitos sem autorização prévia, sem apresentação de documentos, “não só do cidadão Carlos Alberto de Paula Junior, mas de outros munícipes que tiveram suas vidas invadidas, ferindo um direito constitucional do cidadão”.

Ex-assessor confirma denúncias contra prefeito de Londrina

Luciano Ribeiro Lopes, assessor do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, na época em que ele era deputado ,federal foi ouvido pela Polícia Federal em Londrina por duas horas, ontem à tarde, e reafirmou as denúncias feitas em 2009 na Procuradoria-Geral da República. De acordo com Lopes, Barbosa, quando parlamentar, ficava com parte do pagamento de funcionários, que eram contratados, mas não prestavam serviços no gabinete. Ou seja, os assessores eram ‘fantasmas’. “Eu só disse a verdade, que o Barbosa enriqueceu às custas dos cofres públicos. Ele retinha os salários dos então assessores em Brasília, empregava esses recursos na rádio e em vários outros setores da vida privada dele”, disse em entrevista à rádio CBN Londrina. Saiba mais.

Tratamento de água

A Prefeitura de Sarandi realiza no próximo dia 27 às 14h tomada de preços para contratar empresa especializada para instalação de sistema de tratamento de água para central do complexo de transformação e comercialização de materiais recicláveis (Coopercentral). O valor máximo a ser pago não foi divulgado.

Ivatuba terá que adequar aterro sanitário

Decisão da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, publicada hoje, manteve sentença do juízo da 6ª Vara Cível da comarca e confirmou o prazo de 180 dias para que a Prefeitura de Ivatuba cumpra os requisitos necessários e obtenha a licença de operação junto ao Instituto Ambiental do Paraná. Desde 2004 aquele município vem operando com licença ambiental irregular e o relator Edison Macedo Filho considerou o prazo razoável para a regularização. O Ministério Público ingressou com ação civil pública pelo descumprimento dos requisitos previstos na resolução Conama, depois de constatar numa inspeção que no aterro sanitário de Ivatuba o lixo comum com o hospitalar foram depositados em valas comuns, sem qualquer espécie de impermeabilização ou tratamento adequado, com risco de contaminação aos mananciais.

Sarandi vai revitalizar área central

Se em Maringá a administração municipal recuou da revitalização da avenida Brasil, prometida em campanha eleitoral, em Sarandi o prefeito Carlos de Paula (PDT) confirma que vai revitalizar a região central da cidade. O trecho da avenida Londrina, a a partir da avenida Colombo até a Igreja Matriz, na praça Ipiranga, vai ser modernizado, e a obra vai consumidor recursos municipais. A mudança vai começar em 50 dias, pelo recape da avenida, as calçadas serão refeitas, três portais metálicos serão instalados, um em cada quadra e a iluminação será modernizada. Também estão previstas a instalação de lixeiras, um projeto de acessibilidade e o plantio de árvores em toda a extensão da via.

Licitação em Sarandi

A Prefeitura de Sarandi vai contratar empresa especializada para construir a pista de caminhada, iluminação e paisagismo do Parque Ecológico Municipal. A abertura dos envelopes será no próximo dia 14, às 14h. O valor máximo não foi divulgado.

Pedido afastamento do prefeito de Campo Mourão

O promotor Marcos José Porto Soares pediu hoje o afastamento do prefeito de Campo Mourão, Nelson José Tureck (PSD), por suspeitas de fraude na licitação com a Embracol, que realiza o transporte escolar na cidade. De acordo com ele, o prefeito teria cometido ato de improbidade administrativa na contratação da empresa. A informação é de Walter Pereira, da Tribuna do Interior. Por diversas vezes o Ministério Público teria recomendado ao município a necessidade em uma nova licitação, o que nunca aconteceu. Além disso, o MP também comprovou a prática de inúmeros aditivos à empresa, aumentando-se o valor pago aos empresários responsáveis, “demonstrando indícios de fraude”. Além do afastamento das funções de Tureck, o promotor ainda sugere a imediata suspensão do contrato, como também a indisponibilidade dos bens dos envolvidos.

Goioerê rejeita homenagem a Teló

A Câmara de Goioerê rejeitou o projeto que outorgava Moção de Aplauso ao cantor Michel Teló, pelo fato de ele ter cidade em uma entrevista a um canal de TV a cabo que o megassucesso “Ai se eu te pego!” começou a cair no gosto do público durante show realizado naquela cidade. O projeto havia sido apresentado pelos vereadores Betinho Lima, Joaquim Rafael Neto e Marcelo Haga. Leia mais.