Do leitor:
Moro próximo a um supermercado, que possui inclusive mais de uma loja em Maringá e se localiza na avenida Kakogawa. Todas as vezes que faço alguma compra, os operadores de caixa ao terminar de passar a compra oferecem mais algum produto “bem baratinho” que estão sempre ali no caixa, uma “oferta” a mais para o cliente comprar. Diante disso, ficam todos numa situação constrangedora, os caixas me parecem ficar constrangidos por terem que “empurrar” um produto, o cliente fica constrangido por estar sendo forçado a comprar um produto pelo qual não estava procurando, pois se estivesse já haveria pegado nas gôndolas do supermercado e ficam também constrangidas as demais pessoas na fila do caixa, pois enquanto aquela situação (da compra empurrada do produto) não se desenrola a fila não avança. Ouvi o seguinte argumento do operador – “compra vai, assim você me ajuda e consigo ser eleito o operador de caixa do mês”. Acredito que os supermercados estão extrapolando ao exigirem desses operadores de caixa, que muitas vezes são “meninos e meninas” de tão jovens, e já têm uma enorme responsabilidade de manipularem corretamente os valores recebidos em dinheiro, cheques e cartões para o pagamento das compras, terem também que atuarem como vendedores de produtos em “oferta” ou próximos de terem a validade vencida que os supermercados querem “desovar” dos estoques, empurrando para os clientes. Acho que as empresas podem estimular os empregados a se empenharem com coisas do tipo “o melhor funcionário do mês”, mas exigindo do funcionário somente aquilo para o qual foi contratado, ou seja, operar o caixa e não forçar o funcionário também vender os produtos, o que considero um abuso dos gerentes/empregadores.