mandaguari
Liberando geral
Em Mandaguari, restrições vão até o dia 11
Nova polêmica envolve empresário e nora da prefeita
Maringá pode adotar barreira sanitária: ambulância de cidade que não respeitar decreto não entrará na Cidade Canção
Blogueiro condenado vira assessor na Câmara de Mandaguari
Youtuber também foi nomeado assessor legislativo
Prefeita aplica vacina em servidora da saúde
Dr. Batista recebe visita da prefeita eleita de Mandaguari
Mandaguari inicia transição
TCE multa prefeito de Mandaguari
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná multou em R$ 3.205,80 o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista (gestões 2013-2016 e 2017-2020). O motivo foi a detecção de prática irregular no pregão eletrônico nº 48/2020, realizado para contratar fornecedora de gêneros alimentícios.
Continue lendo ›Danos morais: mantida condenação contra site de Mandaguari que divulgou fake news contra primeira-dama da cidade
A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Paraná manteve a condenação de Fernando Damas Paviani, do site Correio de Notícias, de Mandaguari, a indenizar a primeira-dama do município, Vaine Michelan Batista (foto), por dano moral, resultado da divulgação de notícias inverídicas e sensacionalistas. Vaine, que é secretária de Governo, será indenizada em R$ 14 mil.
Continue lendo ›Morre Félix Lezcano
Faleceu hoje, aos 93 anos, o ex-jogador Félix Lezcano, ídolo do Mandaguari Esporte Clube nas décadas de 50 e 60. Lezcano, que tinha Alzheimer, era considerado o leão do Leão do Norte, como o time era conhecido.
Continue lendo ›Vereador lança pré-candidatura a prefeito
O vereador Hudson Guimarães, presidente da Câmara de Mandaguari, lançou ontem nas redes sociais sua pré-candidatura a prefeito. Ele disse ter aceitado o pedido de empresários e lideranças.
Continue lendo ›Dr. Batista viabiliza veículos para municípios da região
O deputado estadual Dr. Batista (DEM) participou nos últimos dias de entregas de veículos em municípios da região, viabilizados junto ao governo do estado. Presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, ele também esteve presente na reinauguração do Hospital Municipal de Jussara.
Continue lendo ›Mandaguari suspende o toque de recolher na sexta
Com a taxa de positividade do novo coronavírus abaixo de 20% há uma semana, Mandaguari vai retomando sua rotina habitual de horários de atendimento ao público em bares, lanchonetes e no comércio, além de suspender o toque de recolher a partir de sexta-feira (31) .
Continue lendo ›153 cobras são recolhidas de residência em Mandaguari
Técnicos do Instituto Água e Terra de Maringá, em conjunto com a Polícia Ambiental e Secretaria Estadual da Saúde, realizaram uma operação nesta quarta-feira para recolher 153 cobras peçonhentas que eram mantidas em uma residência de Mandaguari, microrregião de Maringá
Continue lendo ›Mandaguariense respeita o toque de recolher
As equipes da prefeitura que participaram da fiscalização para fazer cumprir o toque de recolher em Mandaguari, das 22 às 5 horas, não encontraram dificuldades nesses dois primeiros dias de validade do decreto municipal.
Continue lendo ›Mandaguari fecha bares e decreta toque de recolher
O prefeito Romualdo Batista anunciou medidas mais rígidas para o enfrentamento do coronavírus na cidade. Um novo decreto, com validade de sete dias a partir desta sexta-feira (18), estabelece o fechamento de bares e espaços públicos, novo horário de funcionamento para restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência, proibição de menores de 12 anos em supermercados e agências bancárias, fiscalização ostensiva e multas para quem realizar eventos sociais e implantação do toque de recolher.
Continue lendo ›Morre Antonio Galera
Ex-vereador e ex-prefeito de Mandaguari por dois mandatos, Antonio Galera Gonçalez, 88, morreu ontem à noite no Hospital Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas.
Continue lendo ›Mandaguari registra o sétimo caso de covid-19
Uma mulher de 25 anos é a sétima pessoa a contrair coronavírus em Mandaguari, na microrregião de Maringá. O resultado positivo foi confirmado na noite de domingo.
Continue lendo ›Mandaguari registra terceiro caso de novo coronavírus
A Secretaria Municipal de Saúde de Mandaguari recebeu hoje da 15ª Regional de Saúde a informação que uma mulher, de 61 anos, que realizou o teste de forma particular em Maringá foi confirmada com covid-19.
Continue lendo ›Ensino a distância de Mandaguari é referência
O método pedagógico a distância implantado pela Secretaria Municipal de Educação de Mandaguari para os alunos dos ensinos infantil e fundamental está servindo de referência para alguns municípios da Amusep.
Continue lendo ›Uma boa preocupação
Em Mandaguari, o Departamento de Meio Ambiente vai orientar a população sobre os cuidados e plantio correto de árvores no passeio público. “Sufocadas” pelo concreto, tem muita árvore morrendo.
Continue lendo ›Câmara de Mandaguari não faz sessão por falta de quórum
Marcada para a noite desta segunda-feira, a sessão da Câmara de Mandaguari que marcaria a retomada dos trabalhos legislativos foi cancelada. Motivo: falta de quórum. Dos nove vereadores, somente quatro apareceram para a sessão ordinária.
Continue lendo ›Mandaguari higieniza ruas e avenidas para abrir o comércio
Como o comércio será reaberto hoje em Mandaguari, das 12h às 18h, a prefeitura promoveu ontem limpeza e higienização de vias e calçadas da cidade.
Continue lendo ›DEM também mudou em Mandaguari
O Democratas também mudou em Mandaguari. O partido, que estava alinhado com Marcos Jovino, agora vai de Ivoneia de Andrade Aparecido Furtado, a Enfermeira Ivoneia.
Continue lendo ›Comércio: Mandaguari flexibiliza, com regras; em Campo Mourão Comitê de Gestão de Crise decidirá a respeito
Cidades da região começam a flexibilizar alguns atendimentos no comércio, fechado na maioria delas. As restrições, no entanto, continuam a existir em relação ao atendimento presencial.
Continue lendo ›Há um excesso de desobedientes
O sistema 156 em Maringá tem recebido um número crescente de reclamações, principalmente quanto a empresas que, mesmo não tendo serviços considerados essenciais, estão funcionando.
Continue lendo ›Mandaguari tem caso suspeito e outro descartado
O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Mandaguari coletou ontem material de uma pessoa que procurou atendimento com suspeita de coronavírus.
Continue lendo ›Avenida ganha novo visual
Em Mandaguari, a avenida Sebastião Alves Ferreira está ganhando um novo visual, com a pavimentação asfáltica e benfeitorias.
Continue lendo ›Lembrando o passado
Diógenes Gomes e João Vrenna, uma lenda viva do rádio paranaense, trocaram reminiscências sobre comunicação.
Continue lendo ›Rejeitada nova denúncia contra Batistão

A Câmara Municipal de Mandaguari rejeitou ontem denúncia que pedia a abertura de Comissão Processante contra o prefeito Romualdo Batista, o Batistão.
Continue lendo ›Mandaguari aumenta vale-alimentação
A Câmara de Mandaguari aprovou ontem, durante sessão extraordinária, o aumento do vale-alimentação para os servidores públicos do município.
Continue lendo ›Em Mandaguari, reajuste do transporte ainda sem decisão
O Conselho de Desenvolvimento Municipal de Mandaguari se reuniu esta semana na sala de licitações da prefeitura, para discutir uma extensa pauta de interesse de empresários e moradores do município.
Continue lendo ›Mandaguari entrega carnês do IPTU
Começam a ser entregues esta semana pelos Correios os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano 2020 de Mandaguari.
Continue lendo ›Câmara de Mandaguari recebe pedido de cassação de vereador
A Câmara de Mandaguari recebeu denúncia contra o vereador Nilton Boti, com pedido de abertura de Comissão Processante, que pode terminar com a cassação de seu mandato.
Continue lendo ›Atletas de Mandaguari se destacam em Cornélio Procópio
Quatro atletas de Mandaguari subiram ao pódio em Cornélio Procópio, onde aconteceu no sábado a 43ª edição da Prova Pedestre XV Fevereiro.
Continue lendo ›Telefonia lidera reclamações no Procon

Todos os anos é a mesma história. O Procon apresenta seus balanços de atendimentos anuais e lá está ela, a telefonia fixa e móvel, no topo do ranking das reclamações. No ano de 2019 no Procon de Mandaguari não foi diferente, segundo levantamento divulgado nesta semana pelo órgão de defesa do consumidor que, em breve poderá atender ainda melhor o consumidor, já que vai mudar para sede própria.
Desde que assumiu o Procon , o advogado Thiago Silva buscou implementar e executar a política municipal de proteção, orientação, defesa e educação do consumidor, por meio de articulação de suas ações com entidades e órgãos públicos que desempenham atividades relacionadas à defesa do consumidor, e com esse objetivo, no ano de 2019 foram desenvolvidas as ações.
Foram realizados 1.514 atendimentos. Deste total, 765 referem-se a atendimentos preliminares (reclamações que são apresentadas e resolvidas pelo Procon através de contato direto com o fornecedor, sem a necessidade de se instaurar processo administrativo). Foram abertos no período 542 processos administrativos de reclamação, que demandam ações internas como a realização de audiências e posterior análise para arquivamento ou aplicação de multa. Foram encaminhadas 198 CIP – Carta de Informações Preliminares (notificação ao fornecedor para que apresente documentos e/ou esclarecimentos). O levantamento mostra ainda 9 reclamações que foram canceladas a pedido do consumidor.
A área com maior número de atendimentos foi da telefonia fixa e móvel, com 825 atendimentos/reclamações relacionadas predominantemente a cobranças indevidas e serviços não autorizados, o que representa 54,5 % do total.
Além destes atendimentos, o Procon realizou, em média, cerca de 250 atendimentos mensais que se referem a orientações fornecidas (pessoal direto no Procon ou telefone) aos consumidores que procuraram o órgão, ou seja, foram cerca de duas mil orientações neste sentido. Foram realizadas 533 audiências.
Com relação à faixa etária dos consumidores atendidos pelo Procon local, a distribuição ficou assim: até 20 anos – 0,41%; de 21 a 40 anos – 28,24 %; de 41 a 50 anos – 17,05%; e de 51 a 70 anos ou mais – 54,29%.
Foram realizadas também pesquisas de preços durante e ano que buscou auxiliar os consumidores sobre os melhores e mais baratos lugares para compras, como aconteceu neste começo de ano com a divulgação da pesquisa de preços do material escolar.
Quanto a estrutura de pessoal, em 2019 o Procon era composto por um coordenador, um conciliador, três estagiários, e a partir do mês de outubro, uma agente fiscal.
Para o ano de 2020, a expectativa é de ampliar ainda mais os atendimentos, fiscalizações in loco e pesquisas de preços, uma vez que, em breve, o Procon passará a realizar suas atividades em sede própria, mais ampla e moderna, sendo essa uma conquista muito importante, um marco histórico na defesa do consumidor no município.
Além da mudança para a nova sede, o Procon já iniciou os trâmites para aquisição de um veículo próprio, o que resultará em significativo aumento em atividades de fiscalização preventiva e repressiva pelo órgão. (PMM)
Mandaguari fecha acordo para destinação de pneus inservíveis

Os pneus inservíveis fazem parte da categoria de lixo industrial. Por isso já existe um acordo setorial, segundo o qual, os fabricantes e importadores do país tem a responsabilidade de destinar os mesmos, através da chamado logística reversa. Em Mandaguari, a prefeitura, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, passa a fazer parte deste acordo a partir deste ano.
Segundo o secretário da pasta, Paulo Conte, “ainda não há um ponto de entrega oficial no município, ocasionando descartes irregulares, especialmente nas proximidades do barracão da antiga estação ferroviária rede federal”, explicou, a acrescentando que “para não ficar a céu aberto o município recolhia o material, mas no final de dezembro fechamos um acordo com a empresa Xibiu, responsável pela coleta de pneus inservíveis nos estados da região sul, que fará a coleta possível, a partir deste ano”. Ainda de acordo com o secretário, a entrega dos pneus será direto no caminhão da empresa, que estacionará em ponto combinado, sendo que todas as pessoas ou empresa que tiverem pneus para destinar, deverão levar e carregar o material diretamente neste caminhão”.
A empresa Xibiu é uma contratada da Reciclanip, representante em todo País do acordo fechado entre os fabricantes importadores de pneus e retirou todos pneus descartados irregularmente nas proximidades do barracão da antiga estação. “O local já foi sinalizado com um a placa alertando para que não sejam jogados pneus inservíveis ou outro tipo de resíduos”, informou Conte.
A EMPRESA – A Reciclanip, que tem parceria com a empresa que fará a coleta em Mandaguari, é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.
O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil. Ao longo dos anos, o Programa foi sendo ampliado para todas as regiões do País e os fabricantes decidiram criar uma entidade voltada exclusivamente para esse fim. (pmm)
*/ ?>
