GCM registra aumento de mais de 50% nos atendimentos entre janeiro e abril

Resultado reflete investimentos no setor, como a convocação de aprovados em concurso público e criação de novas bases operacionais
Continue lendo ›
Resultado reflete investimentos no setor, como a convocação de aprovados em concurso público e criação de novas bases operacionais
Continue lendo ›De um lado, o prendedor de gravata em forma de fuzil; de outro, um prendedor em forma de pistola. Um doce para quem adivinhar quem são.
Continue lendo ›Mais da metade dos municípios paranaenses, 244 cidades, não registraram homicídios dolosos durante o primeiro trimestre deste ano. A informação foi divulgada hoje em Relatório de Crimes Relativos a Mortes, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que também mostra alta redução no número de latrocínios e lesão corporal seguida de morte no Estado, quando comparados com o mesmo período do ano anterior.
Continue lendo ›Clodoaldo de Rossi, que amanhã assume a Secretaria de Segurança Pública de Maringá, falou hoje na Jovem Pan sobre como será o trabalho naquela pasta e até como aconteceu o convite para assumí-la.Continue lendo ›
O coronel Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conselho de Segurança de Maringá, em entrevista ao Pan News nesta manhã, revelou números que mostram que Maringá tem sido preterida na área da segurança pública, perdendo de goleada para Londrina, além de correr o grande risco de ganhar mais algumas centenas de apenados de outras regiões. Continue lendo ›
Menos homicídios, mais prisões, menos roubos e mais drogas apreendidas. Esse é o balanço dos primeiros cinco meses do ano apresentado hoje durante a reunião do governador Carlos Massa Ratinho Junior com o secretariado, no Palácio Iguaçu.Continue lendo ›

Em seu Instagram, o deputado federal Luiz Nishimori publicou foto com os delegados Luiz Henrique (adjunto), Adão Loureiro (delegado-chefe), Leo Nakaie e Laércio Fahur, todos da 9ª SDP. “Em pauta, segurança pública”, escreveu.

O general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, atual chefe da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional, é o primeiro nome de secretário de estado anunciado para compor o futuro governo de Ratinho Junior. Continue lendo ›

Saiu há pouco o balanço parcial da Operação Horus, lançada terça-feira pelas forças policiais em Sarandi.Continue lendo ›
O coronel Padilha, secretário de Segurança Pública de Maringá, ao lado de Darth Vader e de um stormtrooper, da tropa de base do Império Galáctico no universo Star Wars.

Tidos como homens de confiança de Ratinho Junior no setor de segurança pública, o Sargento Fahur e o Soldado Adriano José colocam sua experiência em favor da candidatura ao governo do parlamentar do PSD.Continue lendo ›
A propósito da postagem sobre os uniformes dos policiais militares, a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Paraná emitiu nota em que informa que o fardamento da Polícia Militar será adquirido pelo governo do estado. Continue lendo ›

Foi iniciado hoje o curso de formação em segurança pública para 43 guardas municipais na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças.Continue lendo ›

De Tacho, em seu blog.
O secretário de Trânsito e Segurança de Sarandi, Joel Ingles da Silva, criticou a Denarc no bate-papo de hoje com o prefeito Ulisses Maia.Continue lendo ›
https://www.facebook.com/ulisses.maia.1/videos/1651587638251302/
Confira como foi o bate-papo do prefeito Ulisses Maia com a imprensa, na manhã de hoje. O assunto foi segurança pública.

Maringá fechou 2017 com índice de homicídios 4,43 vezes menor que a taxa nacional. De acordo com o 4º Batalhão de Polícia Militar, a cidade registrou 27 homicídios dolosos no ano passado, ou seja, 6,75 homicídios a cada 100 mil habitantes. Continue lendo ›
O episódio envolvendo o delegado Luiz Cláudio Alves – que está afastado de suas funções, mas permanece em Maringá – é mais um que mostra o quanto a área estadual da segurança pública não gosta de nossa cidade.
Esta é a opinião do coronel Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conselho Comunitário de Segurança. Continue lendo ›
O deputado estadual Evandro Araújo destacou em pronunciamento na Assembleia Legislativa que o Brasil registrou o maior número de homicídios da história, em 2016, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Continue lendo ›
O olhar de Ulisses Maia ao secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, na manhã de hoje, no 4º Batalhão de Polícia Militar, é significativo.
Alertado, o prefeito cobrou do secretário resposta a ofício encaminhado à Sesp há meses pelo presidente do Conseg de Maringá, coronel Tadeu Rodrigues.Continue lendo ›
O vereador Onivaldo Barris esteve na manhã deste sábado no escritório político do deputado estadual Dr. Batista, e na pauta diversos assuntos sobre o distrito de Iguatemi. O tema principal foi segurança pública.Continue lendo ›
A cúpula estadual da segurança pública esteve em Maringá, na manhã de hoje, para uma reunião, no 4º BPM, com o prefeito Ulisses Maia e com o presidente do Legislativo, Mário Hossokawa, além de vereadores e representantes de classe. Conta o site Maringá Manchete que desta vez foi a vez do secretário de Segurança, Wagner Mesquita, levar uma.Continue lendo ›
Assim como aconteceu com a bancada médica, da chamada bancada da segurança pública da Câmara de Maringá não elegeu ninguém.
A esperança era Antonio Eduardo Pereira, o Sub Eduardo Tonhão (PSDC), que, mesmo apoiado pelo Sargento Fahur (1,6 milhão de seguidores no Facebook, 50.608 votos para deputado federal em 2014), fez 793 votos.Continue lendo ›
Em entrevista ao Paraná Portal, o ex-prefeito Silvio Barros II (PP) – que, se a justiça deixar, disputará a Prefeitura de Maringá pela quarta vez – disse que, se for eleito, pretende reforçar a vigilância através de monitoramento.
Foi no final de seu mandato que, para ajudar a eleger Carlos Roberto Pupin (PP), a Prefeitura de Maringá desperdiçou dinheiro público adquirindo equipamentos ultrapassados para fazer o monitoramento. Continue lendo ›
Através de resolução, o secretário de estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira, redefiniu a delimitação territorial das atuais corregedorias de áreas da Polícia Civil, criando as de Foz do Iguaçu e Jacarezinho.
A Corregedoria de Área Noroeste tem como sede Maringá e abrange as áreas das 7ª (Umuarama), 8ª (Paranavaí), 9ª (Maringá) e 21ª (Cianorte) subdivisões policiais.

O senador Magno Malta (PR-ES) discursou na última quarta-feira no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná sobre questões de segurança pública e sobre sua proposta a respeito de menores infratores. O deputado Wilson Quinteiro (PSB) tem estudado a proposta, que não se refere à redução da maioridade penal propriamente dita, mas sim que independentemente da idade o infrator/autor de crime hediondo contra a vida (latrocínio, homicídio, dentre outros) responda criminalmente pela conduta ilícita praticada. Tal proposta se fundamenta no crescimento exacerbado da prática de crimes hediondos realizados por menores, que em razão da menoridade não respondem pelas consequências do crime, a exemplo dos maiores de idade. Quinteiro tem o intuito de levantar essas questões nas comissões das quais integra, para prestar contribuição ao congresso nacional em relação ao tema.

Agentes federais (escrivães, agentes e papiloscopistas policiais federais) de Londrina e Maringá participara de jantar com o senador Alvaro Dias (PSDB), ontem, em Maringá. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná, Fernando Augusto Vicentine, e o presidente do PSDB local, professor Wilson Matos. Na ocasião foi lançado o comitê maringaense do Fórum Paranaense sobre a Segurança Pública, que lança o debate sobre a reforma do sistema de segurança pública no Brasil, tais como a PEC 51 (PEC da Paz) e demais PECs sobre o assunto. Também foi discutida a intransigência do governo Dilma com os pleitos dos agentes federais, que há cinco anos não têm reposição salarial e que, desde 1996, pleiteiam a regulamentação das atribuições de nível superior dos cargos de agentes, escrivães e papiloscopistas, conforme prevê a Lei 9266/96. Apesar das últimas paralisações nacionais dos agentes federais, o governo manteve-se intransigente e voltou a oferecer uma reposição salarial de 15,8% a ser paga a partir de janeiro de 2015, embora a inflação oficial acumulada no período será de cerca de 40%, conforme o INPC, índice oficial utilizado na reposição salarial dos trabalhadores. Foto Eduardo Zobisch.
A segurança pública no Brasil está longe da eficiência. Hoje faz um ano que encontra-se em aberto o mandado de prisão de Ideval de Oliveira Junior, o Juninho, decretado pela 1ª Vara Criminal de Maringá, por tráfico de drogas. Outros dois mandados, do dia 10 de maio e de 16 de maio de 2013, também permanecem em aberto. Em 13 de novembro do ano passado o juiz Claudio Camargo dos Santos condenou Juninho a 9 anos e 5 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, não podendo apelar em liberdade, além do pagamento de 1.750 dias-multa, no valor mínimo de 1/30 do salário mínimo. Além dele, foi condenado no mesmo processo Janio Santos Leite Junior, que já se encontra cumprindo pena em relação a duas condenações por tráfico, além de uma outra em grau de recurso. O juiz oficiou à Vara de Execuções Penais solicitando que, em caso de eventual prisão do réu foragido, “que seria de bom grado que este não seja conduzido ao mesmo estabelecimento prisional” em que se encontra recolhido o outro réu.

O desabafo de uma comerciante no Facebook, postado nesta segunda-feira, é mais um sintoma de que a segurança pública em Maringá está longe da ideal. Uma leitora do Conjunto Cidade Alta, por exemplo, não sabe mais o que fazer com um homem que invadiu sua casa e não consegue que polícia nem Ministério Público tomem providência – além do atendimento feito por alguns servidores, o que só aumenta a sensação de insegurança. “No tempo do dr. Cruz [referindo-se ao ex-promotor de Proteção ao Patrimônio Público] a coisa era diferente, parecia que havia interesse em resolver a situação. Agora, não. Parece que todos não querem nada com nada – e a gente tendo que conviver com bandido”, reclama.
A cúpula da Polícia Civil do Paraná esteve em Maringá, e decidida a não realizar as “mudanças já” como chegou a anunciar o governador no final da semana passada. Durante a reunião – estranhamente realizada na Acim, entidade que o governador chinelou publicamente por ter se intrometido em maio do ano passado e criticado, via Conseg, as mudanças na segurança pública -, o delegado-geral Riad Braga Farhat não escondeu que não pretende substituir o delegado Sergio Barroso, que chegou em julho do ano passado, no lugar de Osnildo Carneiro Lemes – que a Acim também brigava para permanecer. Do encontro participou ainda o promotor Laércio Januário, do Gaeco, que também tinha assinado documento pela permanência de Osnildo. Farhat disse apenas que irá mudar “algumas posturas” na delegacia, mas não a chefia.
O grupo de maringaenses que deu início à discussão do aumento da criminalidade em Maringá, e que tem o apoio de boa parcela da população, especialmente aquela que tem sido vítima da crescente onda de furtos, roubos e atentados, também teria suas preferências, caso o governador Beto Richa queira mesmo fazer as mudanças “pra já”: quer mudança na Civil e na Militar (esta, praticamente consolidada). Se dependesse da turma, o 4º BPM ficaria sob o comando da tenente coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha e a 9ª SDP com o delegado Nilson Rodrigues da Silca, atualmente em Cianorte.
Em entrevista a André Almenara (Maringá Alerta), o tenente coronel Antonio Roberto dos Anjos Padilha, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá deu cutucões em algumas pessoas. Ele criticou a estrutura de segurança de seu BPM, “mínima”, “bem longe da ideal”, o número do efetivo “igual ao de uma, duas décadas atrás”, disse que renovou o efetivo da Rádio Patrulha porque o batalhão tinha “policiais criminosos”, que não está brincando de fazer segurança e afirmou que recebeu críticas inadequadas, vindas de quem quer “aparecer na mídia”. Em resumo, o que foi anunciado como “direito de resposta” foi, para quem conhece, uma despedida.
Na sessão de ontem, a Câmara Municipal de Maringá aprovou, por unanimidade, uma moção de apoio e um ofício endereçado ao governador Beto Richa (PSDB), que reivindicam medidas urgentes contra o alto índice de violência registrado na cidade. Na semana passada, uma comitiva de maringaenses esteve em Curitiba, acompanhada pelo procurador de justiça José Aparecido da Cruz, declarando a insatisfação dos moradores com o número elevado de roubos, assaltos e homicídios. Eles pediram ao governador ações rápidas para deter a criminalidade, respaldadas em critérios técnicos e não políticos, com metas específicas, sujeitas à avaliação trimestral. Continue lendo ›
A Câmara de Maringá deve aprovar no início do ano letivo, na sessão de amanhã, uma moção de apoio ao grupo de moradores que esteve na semana passada em Curitiba solicitando providências contra o aumento da criminalidade na Cidade Canção. Por iniciativa do vereador Ulisses Maia (SDD), presidente do Legislativo, a moção formalizará o apoio da câmara às reivindicações feitas pelo grupo, que reuniu-se com a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e com o governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu. Ulisses acredita que todos os vereadores assinarão a proposta.
Também deverá ser aprovado, com o apoio de todos os vereadores, requerimento ao governador reforçando a expectativa da comunidade maringaense pelas mudanças na área da segurança pública. O documento deverá ter um detalhe importante: que não haja influência política na nomeação da nova cúpula da segurança pública em Maringá, e que o critério seja essencialmente técnico, para atender aos anseios da população, que aguarda melhorias na área.