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Eles fizeram a História. Sem saber

Caminhonete sendo retirada de valeta

O Norte do Paraná, uma das regiões mais produtivas do Brasil e do mundo, é resultado do projeto de colonização desenvolvido pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), criada por investidores britânicos na década de 1920. A empresa, que ampliou as atividades para a exploração do transporte ferroviário por meio da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná (CFSP), foi adquirida por empresários paulistas duas décadas depois por imposição do governo da Grã-Bretanha, que exigiu a repatriação do capital de seus concidadãos para custear os esforços de guerra contra o nazismo.

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Como se mata uma onça

Por Dom Geraldo de Proença Signaud S.V.D

Nossa perua Willys corria a bom correr pela estrada de Maringá a Guaíra. Passamos Jussara, então uma clareira na mata virgem, fomos pousar no Cruzeiro do Oeste. A cidade era um formigueiro de pioneiros vestidos de bombachas amplas e calçados de botas de sanfona, que iam a meia canela. Caminhões de toras se sucediam, levando grossas perobas, alvos paus-marfim, rosados cedros, a caminho de São Paulo.

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Era uma vez, em 1910, na estação de trem de Manchouli…

Segundo os informes do dr. Ch’uan Shao Ching, professor de Medicina, Terapêutica e Jurisprudência Médica no Colégio Médico Imperial e oficial médico no Hospital Pei-Yang em Tientsin, teria sido identificada na estação de trem, da rede a Ferroviária do Extremo Oriente da China, que conecta a Sibéria com o nordeste da China, na estação de Manchouli, próximo com a fronteira da Rússia, em 12 de outubro de 1910 um caso da peste de Manchúria ou doença de Manchúria.

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A Máscara de Vincent, Paris ano de 1918

Em 15 de outubro de 1918, o dr. Hyacinthe Vincent que era médico-inspetor-geral do Exército, professor do College de France e Membro da Seção de Saúde Pública da Academia de Medicina, com a colaboração do dr. G. Lochon, apresentou uma comunicação à Academia de Medicina de Paris, cujo tema era a respeito da profilaxia mecânica frente à gripe espanhola, -ou seja, 103 anos já se passaram dessa apresentação, mas, vejamos o que podemos recuperar dela.

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Os motorneiros de Recife

Por Jorge Villalobos:

Perdurava no espírito público, na capital de Pernambuco em outubro de 1918, uma atmosfera de inquietação pela rapidez como se vai alastrando a “gripe”.

E esse natural receio era evidenciado pelo diminuto movimento nas ruas, nos cinemas, cafés, finalmente, em todos os estabelecimentos comerciais, muitos dos quais se fecharam por terem todos os empregados doentes.

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Os fogueiros e a gripe espanhola

Por Jorge Villalobos:

Em 26 de outubro de 1917, o Brasil declarou guerra à aliança germânica, nesse marco bélico foi editado o Aviso Ministerial nº 501, de 30 de janeiro de 1918, e constituída a Divisão Naval para Operações de Guerra (DNOG), composta por oito navios, dentre eles o Contratorpedeiro Piauhy, e o Rebocador Laurindo Pitta, que aliás ainda hoje, convertido em navio-museu, pode ser visitado na cidade de Rio de Janeiro e realizar nele um passeio marítimo pela Baía de Guanabara.

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