Plano Diretor da UEM discute território em oficina na quinta

mapa 1
Na próxima quinta-feira, às 13h30, no auditório do Dacese, ocorre a primeira oficina do Plano Diretor do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá. Participam da atividade os integrantes da Comissão de Elaboração e membros da Comissão de Mobilização e Acompanhamento, devidamente designados pelas unidades da instituição que representarão. O tema proposto para a ocasião é “Qual é o território da UEM?”. Conforme a presidente da Comissão de Elaboração do PD, Ana Lúcia Rodrigues, o intuito é a partir do diagnóstico realizado e da discussão participativa em relação ao espaço real da UEM, ser possível distinguir e definir os usos para as áreas efetivamente disponíveis; para as áreas em situação de litígio e para as áreas excluídas que poderão ser resgatadas. “O papel do Plano Diretor é construir os princípios e diretrizes para o uso e a ocupação do território físico, visando orientar e elaborar os projetos de construção e redefinição de uso dos atuais espaços ocupados pela estrutura utilizada por toda a comunidade acadêmica”, enfatiza.
Rodrigues acrescenta que a função da oficina é promover o debate sobre as demandas setoriais e deliberações sobre as propostas que serão apresentadas nas audiências públicas, por meio da identificação dos principais problemas, conflitos e potencialidades da UEM. Nesse sentido, mais três oficinas serão realizadas nas quintas-feiras do mês de março com os temas “O Projeto Político Pedagógico”, sendo convidados os representantes da PEN e CEP, também a “Construção das edificações”, com a presença de representantes da PCU e ASP e, para finalizar o cronograma, “Desenvolvimento Sustentável” com a participação do CCB.
A partir do dia 27 de março se inicia a sistematização de todas as informações para preparar a etapa seguinte do Plano Diretor, a realização das audiências públicas. A expectativa inicial da Comissão de Elaboração é a realização de duas audiências entre os meses de abril e maio.
“A primeira audiência pretende definir o território e os princípios do PD. Na segunda audiência serão definidas as diretrizes para implementação dos princípios”, informa a presidente da Comissão. Todo o processo de elaboração será concluído no primeiro semestre de 2014 e a entrega do Plano Diretor Participativo do Câmpus Sede da UEM poderá ocorrer ainda em junho. O projeto está sendo estruturado para um horizonte de duas décadas, com revisão em 2020, quando a Universidade completará 50 anos de existência. Mais informações podem obtidas pelo telefone (44) 30114287, pelo site www.sites.uem.br/planodiretor_uem ou no facebook /planodiretoruem.
Amanhã será realizada a apresentação do diagnóstico e da metodologia do processo participativo do Plano Diretor do Câmpus Sede da UEM para os funcionários técnicos da Universidade. O evento inicia às 8h no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), localizado na rua Prof. Itamar Orlando Soares, 357, Jardim Universitário.