Reunião preparatória para Conferência das Cidades

O Observatório das Metrópoles/Núcleo Região Metropolitana de Maringá inicia na próxima terça-feira o ciclo de reuniões preparatórias para Conferência Municipal das Cidades.
O objetivo é convidar a comunidade de Maringá a participar de debates sobre a “Função social da cidade e da propriedade”, tema da Conferência Nacional das Cidades em 2016.

A proposta local das reuniões preparatórias também está relacionada ao lema do evento que completa seis edições esse ano, “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. A coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM, Ana Lúcia Rodrigues, destaca que serão realizados 20 encontros em regiões distintas do município, para levar informação sobre a função social da cidade e ouvir os cidadãos a respeito da sua própria condição de vida no bairro onde moram.
“É importante democratizar a discussão sobre a cidade e a Etapa Municipal da Conferência da cidade é uma excelente oportunidade para fazer isso. A população precisa avaliar se os princípios da Política Urbana chegaram até ela, se a função social da cidade está implantada ou se Maringá mantém o processo de desenvolvimento urbano baseado na segregação social e na especulação imobiliária”, enfatiza.
A Conferência Municipal das Cidades foi convocada pela Prefeitura de Maringá. O evento é aberto ao público, mas, somente os representantes de órgãos, entidades e organizações podem eleger os delegados que participarão da etapa estadual e, sem seguida, da nacional. “As pessoas moradoras de Maringá precisam ser chamadas a participar e, por isso, o Observatório fará algumas reuniões territoriais com o objetivo de contribuir com a divulgação do evento”, destaca Ana Lúcia.
A primeira reunião preparatória será no dia 3 de maio, às 19h, na quadra do Colégio Estadual Rui Barbosa, situado na rua Magdalena Frigo Gil, 337, Iguatemi, distrito de Maringá.
A 6ª Conferência Nacional das Cidades ocorrerá do dia 5 ao dia 9 de junho de 2017, em Brasília, e será precedida das etapas preparatórias com a realização das Conferências Municipais, que deverão acontecer de 1º de janeiro de 2016 a 5 de julho de 2016 e Conferências Estaduais e do Distrito Federal, que deverão acontecer de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017.

Advertisement
Advertisement