Bendine na mira

Aldemir Bendine

Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, é um dos alvo da nova etapa da operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal e que acontece nesta manhã em pelo menos quatro capitais. Contra ele haveria um mandado de prisão temporária. Esta é a 42ª etapa da operação que apura um esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro.

PS – Oito minutos após a publicação da postagem, a Polícia Federal informou que, por meio da Delegacia de Combate a Corrupção e o Desvio Verbas Públicas, deflagrou a 42ª fase da Operação Lava Jato – Operação Cobra.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
O ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras é acusado da prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, dentre outros.
Segundo as investigações realizadas até este momento, o ex-presidente das instituições mencionadas e pessoas a ele relacionadas teriam solicitado vantagem indevida em razão dos cargos exercidos para que o grupo ODebrecht não viesse a ser prejudicado em futuras contratações da Petrobras e, em troca, o grupo empresarial teria efetuado o pagamento em espécie de ao menos R$ 3 milhões. Aparentemente estes pagamentos somente foram interrompidos com a prisão do então presidente do grupo Odebrecht.
O nome da fase (Cobra) é uma referência ao codinome dado ao principal investigado nas tabelas de pagamentos de propinas apreendidas no chamado Setor de Operações Estruturadas do grupo ODebrecht, durante a 23ª fase da Lava Jato.
Os presos serão levadospara a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba onde permanecerão à disposição do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro. Será realizada entrevista coletiva às 10h no auditório da Superintendência de Policia Federal.

Advertisement
Advertisement