Justiça

É contra a lei

A propósito da postagem abaixo: Os pais de três crianças de Curitiba foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Paraná a pagar uma multa porque os filhos não foram matriculados em uma escola regular, como exige a lei, e ainda pelo fato que eles não foram imunizadas contra a covid-19. A decisão é do desembargador Ruy Muggiati, da 11ª Câmara Cível do tribunal paranaense.

O quarto voto

O ministro André Mendonça, da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, acompanhou o relator Gilmar Mendes e tornou-se assim o quarto voto para manter a liminar que afastou o vereador Mario Hossokawa (PP) da presidência da Câmara de Maringá. De acordo com a reclamação, ele estaria de forma irregular na quinta vez seguida à frente do cargo; o caso, porém, é semelhante a outros que tiveram resultado diferente, por conta do marco temporal, e falta a análise do mérito. Falta ainda o voto do ministro Marques Nunes; a sessão virtual encerra-se hoje.

Andamento

O juiz Leandro Albuquerque Muchiuti, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, negou ontem pedido nos autos da ação civil pública do nepotismo, que transitou em julgado, em relação a todos os ex-vereadores envolvidos. Foi dada ciência ao Ministério Público. O caso segue para completar 7 mil dias de tramitação. Sentença na íntegra aqui.