Sofrimento FC

Vamos ampliar o debate sobre o futebol em Maringá, que alguns se revoltaram porque disse que o gramado do Willie Davids estava ruim, no post do último dia 14.
Acompanho futebol em Maringá desde o final dos anos 70, quando ia ao estádio na minha adolescência. No final dos anos 90 passei a cobrir jornalisticamente os jogos. Acompanhei toda a campanha do título invicto do Grêmio Maringá na Segundona em 2001. Na final contra a Portuguesa Londrinense deu público com mais de 20 mil pessoas. E hoje tem gente que comemora que deu 4 mil pessoas no estádio.
Além disso, já joguei no Willie Davids e nunca vi o gramado tão ruim como está agora. Parecia que tinham colocado umas 300 galinhas para ciscar (de cada lado do campo) antes do jogo.
O absurdo maior é o estádio não atender determinações do Estatuto do Torcedor e não poder usar a arquibancada descoberta por não ter banheiros. Quanto custa construir um banheiro?! Eu fico até comovido e tentado a ir até o banco, sacar uma grana da minha conta para pagar a obra que a prefeitura não pode fazer.
Mas tem muito (e muito mesmo) dinheiro para distribuir na imprensa… o que, convenhamos, dá resultado, já que nenhum dos “grandes” veículos de Comunicação na cidade anunciou que o prefeito recebeu uma sonora vaia no Willie Davids quando seu nome foi anunciado no último domingo no sistema de som do estádio.
A falta de prestigio do futebol maringaense é tamanha que há cinco empresas/órgãos com faixas e placas no estádio. Sendo que uma delas é a prefeitura. Uma cidade com mais de 350 mil habitantes e tantas empresas bem sucedidas que não investem num esporte com tanta visibilidade.
Outro exemplo foi que contei apenas seis profissionais de imprensa trabalhando no gramado durante o jogo. Isso entre televisão, rádio e jornal. Levando em consideração que havia repórter que veio de Toledo, a situação é mais lamentável ainda. Em outras épocas, a parte de trás do gol onde o time maringaense atacava ficava lotada com pessoas da imprensa.
E você pode ter certeza, se o Grêmio Metropolitano ficar em primeiro lugar, muitos políticos vão aparecer no estádio para tirar foto com a taça. Um vereador já está garantido.