A Secretaria de Serviços Públicos e a Constroeste Construtora e Participações Ltda., que gerencia o lixo na cidade, assinaram o primeiro aditivo do contrato original de 2010. O aditivo foi para atender o aumento da demanda em 2011 e foi assinado faltando sete dias para terminar o ano. Além de prever o pagamento de mais R$ 35.764,00, o aditivo prorroga o prazo do contrato em mais um ano, a partir de 28 de dezembro de 2011. Em razão da prorrogação, o município pagará R$ 75,22 por tonelada (eram R$ 71,00), estimando-se a quantidade de 107.856 toneladas para o ano de 2012, o que totalizará R$ 8.112.928,30 (7% a mais sobre o valor atualizado do contrato). A Constroeste gerencia o lixo desde janeiro de 2009 (quando recebia R$ 68,00 por tonelada), depositando-o na Pedreira Ingá.
A previsão confirma a manutenção de menos de 296 toneladas de lixo/dia gerados em Maringá. Há cerca de 20 anos fala-se que a cidade gera 300 toneladas/dia; Maringá cresce, cresce, e o volume parece diminuir.