Despoluir vai aferir caminhões em Rolândia

Despoluir
Acontece amanhã mais uma edição do programa Despoluir. Será no posto da Polícia Rodoviária Estadual de Rolândia, no km 9 da PR-986. A iniciativa vai começar por volta das 9h e deve se estender até as 16h. A expectativa é que 30 caminhões sejam aferidos gratuitamente. Segundo o supervisor de tráfego da concessionária Viapar e organizador do evento, Valcir Teixeira, essa é a terceira edição do Despoluir neste ano.

“Nossa intenção é realizar um Despoluir a cada dois meses. O objetivo promover, por meio da aferição veicular, a redução da emissão de poluentes visando à melhoria na qualidade do ar e o uso racional de combustíveis”, informou. Aproximadamente 10 % dos veículos apresentam irregularidades, ou seja, alteração no volume de fumaça preta liberada. Mas ao contrário do que se possa imaginar o Despoluir não é um programa punitivo. Quando constatado algum problema o motorista é orientado a procurar um serviço especializado para verificar a bomba injetora, bicos ou o diesel consumido. Os veículos aprovados recebem um selo de conformidade. A iniciativa é realizada pela Viapar em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes, Fetranspar, Setcamar e PRE. Os equipamentos que fazem as medições são inspecionados e aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), seguindo os padrões de emissão de poluentes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.