Emblemático
A partir de hoje o blogueiro Paulo Vergueiro deixa de ser um dos CCs da administração Pupin/Barros, onde exercia o cargo de Assessor III, lotado no Gapre, mas prestando serviços ao vice-prefeito. Foram quatro meses e meio, já que tomou posse em 15 de janeiro. O que teria produzido em benefício do contribuinte, neste período? É uma reflexão que temos que fazer. O que produz a maioria dos CCs? Trabalham para o contribuinte ou para que os indica? O caso de Vergueiro é emblemático. Se ele prestava serviços ao gabinete do vice e o vice não tem atribuições legais, a não ser substituir o prefeito, o que pode ter produzido de útil ao contribuinte? Se não tivesse sido nomeado, se o seu lugar não tivesse sido ocupado nesses quatro meses e meio, o que alteraria na administração Pupin? Algum serviço importante deixaria de ser realizado? Seu custo para o contribuinte foi de cerca R$ 18.000,00, que benefício trouxe? Repito, o caso é emblemático para refletirmos sobre a utilidade das nomeações da maioria dos CCs, que na prática acabam sendo apenas cabos eleitorais de quem os nomeia, para trabalho futuro, ou pagamento de ‘serviços’ (de cabos eleitorais), já prestados. Nada contra o Vergueiro, que teve a dignidade de não continuar. E o do Zebrão? E o pessoal que está lotado na Serei, sem secretário? Tantos e tantos outros desde secretários até CCs IV. Tenho certeza que muitos, a maioria, pelo menos uns duzentos dos atuais CCs são absolutamente dispensáveis. Gostaria que o Paulo Vergueiro respondesse este post, aqui, ou no seu blog.
PS: Há CCs cujo trabalho é útil para o contribuinte.
Akino Maringá, colaborador