Convênio beneficia mutuários da Cohapar

Foi assinado pelo governador Beto Richa (PSDB) na tarde de ontem, no Palácio Iguaçu, um convênio com o Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério Público e Defensoria Pública, que permitirá a mutuários inadimplentes da Cohapar regularizarem a situação de seus imóveis. Para o deputado Wilson Quinteiro (PSB), que foi autor de indicação no ano de 2009, sugerindo criação de um mutirão de conciliação exatamente para atender os mutuários da Cohapar, essa ação do governador é um ato de reconhecimento do direito do cidadão menos favorecido, “ pessoas que por diversos fatores não conseguiram pagar suas dívidas, terão oportunidade de quitar seus imóveis, beneficiando desta forma muitos municípios do interior do Paraná”.
O objetivo do governo é atender 26 mil famílias que possuem mais de três prestações do financiamento da casa própria em atraso, uma forma de afastar o risco de elas perderem seus imóveis. O total da dívida é de R$ 142 milhões. O programa prevê isenção de até 100% de juros de mora e multa.
Segundo Beto Richa, cada caso será analisado individualmente, por meio de audiências de conciliação em todo o Estado. “O objetivo é que as pessoas consigam quitar suas dívidas, sem que haja comprometimento da renda familiar”, afirmou.
O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, explicou que os recursos pagos pelos mutuários serão aplicados inteiramente na construção de novas casas populares, e orientou que os mutuários que estão com parcelas em atraso procurem um dos 13 escritórios da Cohapar para regularizar a situação financeira.

Advertisement
Advertisement