Ícone do site Angelo Rigon

Plano Diretor da UEM discute território em oficina na quinta


Na próxima quinta-feira, às 13h30, no auditório do Dacese, ocorre a primeira oficina do Plano Diretor do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá. Participam da atividade os integrantes da Comissão de Elaboração e membros da Comissão de Mobilização e Acompanhamento, devidamente designados pelas unidades da instituição que representarão. O tema proposto para a ocasião é “Qual é o território da UEM?”. Conforme a presidente da Comissão de Elaboração do PD, Ana Lúcia Rodrigues, o intuito é a partir do diagnóstico realizado e da discussão participativa em relação ao espaço real da UEM, ser possível distinguir e definir os usos para as áreas efetivamente disponíveis; para as áreas em situação de litígio e para as áreas excluídas que poderão ser resgatadas. “O papel do Plano Diretor é construir os princípios e diretrizes para o uso e a ocupação do território físico, visando orientar e elaborar os projetos de construção e redefinição de uso dos atuais espaços ocupados pela estrutura utilizada por toda a comunidade acadêmica”, enfatiza.
Rodrigues acrescenta que a função da oficina é promover o debate sobre as demandas setoriais e deliberações sobre as propostas que serão apresentadas nas audiências públicas, por meio da identificação dos principais problemas, conflitos e potencialidades da UEM. Nesse sentido, mais três oficinas serão realizadas nas quintas-feiras do mês de março com os temas “O Projeto Político Pedagógico”, sendo convidados os representantes da PEN e CEP, também a “Construção das edificações”, com a presença de representantes da PCU e ASP e, para finalizar o cronograma, “Desenvolvimento Sustentável” com a participação do CCB.
A partir do dia 27 de março se inicia a sistematização de todas as informações para preparar a etapa seguinte do Plano Diretor, a realização das audiências públicas. A expectativa inicial da Comissão de Elaboração é a realização de duas audiências entre os meses de abril e maio.
“A primeira audiência pretende definir o território e os princípios do PD. Na segunda audiência serão definidas as diretrizes para implementação dos princípios”, informa a presidente da Comissão. Todo o processo de elaboração será concluído no primeiro semestre de 2014 e a entrega do Plano Diretor Participativo do Câmpus Sede da UEM poderá ocorrer ainda em junho. O projeto está sendo estruturado para um horizonte de duas décadas, com revisão em 2020, quando a Universidade completará 50 anos de existência. Mais informações podem obtidas pelo telefone (44) 30114287, pelo site www.sites.uem.br/planodiretor_uem ou no facebook /planodiretoruem.
Amanhã será realizada a apresentação do diagnóstico e da metodologia do processo participativo do Plano Diretor do Câmpus Sede da UEM para os funcionários técnicos da Universidade. O evento inicia às 8h no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), localizado na rua Prof. Itamar Orlando Soares, 357, Jardim Universitário.

Sair da versão mobile