De Rodini Netto:
Há um boato correndo pelas ruas de Quadrado Amarelo e Branco… lá na cidade, dizem os munícipes, os diretores nomeados pela mesa executiva e os assessores dos vereadores, em sua maioria (grande maioria), não recebem os salários integralmente. Alguns deles repassam parte do que ganham para o vereador ou para o chefe de gabinete do vereador. Dizem, os “quadradoamareloazulbranquenses”, que os assessores dos gabinetes, que ganham cerca de 2871,18 moedas, estariam ficando com apenas 871,11 moedas e repassando 2000,07 moedas para o vereador. Quando entraram nos gabinetes, estes assessores, já teriam entrado sabendo que a divisão era essa. Uns vereadores justificariam que é o que determina o estatuto ou o regimento interno do partido, porque os cargos seriam do partido… outros, justificam que só dividindo esses salários, podem manter os demais cabos eleitorais (por fora), recebendo e mantendo a sua turma toda “envolvida” no mandato. E isso, segundo os moradores de Quadrado Amarelo Azul e Branco, aconteceria com todos os assessores dos vereadores. Outros ainda repassariam parte destes valores para manter seus filhos ou afilhados por perto.
Já com os chefes de gabinete dos vereadores “quadradoamareloazulbranquenses”, a forma da divisão seria diferente. Afinal, são “chefes”, né? E então. Neste caso, seria assim: os chefes de gabinete que ganham aproximadamente 5678,23 moedas, ficariam com 1677,20 moedas e repassariam para o vereador o valor de 4001,03 moedas. Só que, neste caso, os repasses seriam de forma diferente. Os “chefes”, são os que usam o dinheiro para pagar o combustível do vereador e dos carros dos assessores quando estes precisam “fazer a correria”, ou ainda, para comprar algum medicamento, gás, luz, pagar uma passagem de ônibus, entre outras coisas…. estas 4001,03 moedas seriam para as “despesas de gabinete”.
Com os diretores nomeados por indicação dos vereadores, a coisa seria um pouquinho diferente… afinal, estes diretores ganhariam cerca de 7123,98 moedas e ficariam com 2123,98 moedas. Estes, utilizariam do expediente de fazer empréstimos em bancos e associações, onde comprometeriam 30% de seus ganhos (2137,19 moedas), e repassariam o restante, 2862,81 moedas, além dos valores obtidos pelo empréstimo, ao vereador que ganha algo em torno de 12045,34 moedas por mês e ficaria com o seu dinheiro limpinho nas mãos.
O problema é que os comentários dos “quadradoamareloazulbranquenses” é tão grande, na cidade, que as coisas estão fugindo de controle e os respeitáveis membros da Procuradoria da República do Reino do Quadrado Amarelo Azul e Branco estão começando a fazer buscas e investigações que podem por os infratores na cadeia…
Dizem, os munícipes, que o mesmo aconteceria na esfera da província regional e na sede do reino de Quadrado Amarelo Azul e Branco, mas só com aqueles que são de cargos de confiança, assim como em sua cidade.
Mas, como esta é uma situação hipotética e uma história fictícia, resta-nos saber se há algum outro lugar na vida real onde este cenário acontece… será?
_______________
(*) Rodini Netto, 43, jornalista, editor do Blog Meandros da Política. www.meandrosdapolitica.com.br