Uma história de campanha

A super-lista de políticos que supostamente receberam dinheiro da Odebrecht (a delação premiada definitiva é a chance de a empresa fazer o devido esclarecimento) levou um leitor a se lembrar de um evento ocorrido na primeira gestão de Said Ferreira (PMDB), de 1983 a 1988, como prefeito de Maringá.
O diretor técnico da Urbamar, Ricardo Barros, andava pela cidade levando a tiracolo um funcionário da Construtora Mendes Junior, então a maior do país, por conta de seus empreendimentos no Oriente Médio.

Todos sabiam que a construtora queria ganhar a licitação para a retirada da ferrovia da área do que seria o Novo Centro de Maringá. Em ano eleitoral, Said incumbiu Barros de conseguir, junto à Mendes Juntos, doação para as campanhas dos candidatos peemedebistas, como Walber Guimarães e Renato Bernardi.
RB foi a Belo Horizonte e voltou frustrando o então prefeito, pois a verba que trouxe correspondia a 50% do que Said esperava receber. Pouco tempo depois, Barros foi exonerado do cargo que ocupava na Urbamar – ao que consta, por não ter trazido a doação aguardada.

Advertisement
Advertisement