Visita técnica ao Plaza

plaza

O secretário de Cultura de Maringá, Rael Toffolo, realiza hoje uma visita no Cine Teatro Plaza para conhecer os problemas do local, que está interditado desde 2006.
“Precisamos conhecer a real situação do Cine Teatro Plaza e solicitar laudos para saber como está, por exemplo, a estrutura física do prédio. É preciso também fazer estudos que envolvem a questão jurídica. Só depois de analisar tudo isso vamos definir o que será feito”, explica.

Em 2014 o prefeito Ulisses Maia, então presidente da Câmara Municipal, promulgou a Lei nº 9869/14 que declara de utilidade pública o prédio do Cine Teatro Plaza. A recuperação dos espaços culturais é defendida por artistas da cidade e foi um dos temas abordados no último processo eleitoral.
Inicialmente o Cine Plaza, como era chamado, pertencia a particulares. A construção do prédio teve início em 1960, mas só foi concluída em 1972. Tornou-se na época o quarto cinema de rua instalado em Maringá, com capacidade para 800 lugares. Localizado estrategicamente no centro da cidade, o cinema exibia filmes nacionais e estrangeiros, atraindo grande público.
O estabelecimento cultural foi comprado pela prefeitura em 1990, passando a ser chamado de Cine Teatro Plaza. Além de projetar filmes, sediava congressos, shows musicais, apresentações teatrais, entre outros, funcionando como local de encontro dos maringaenses.
A última grande reforma realizada pela prefeitura foi em 2003, principalmente no palco e no auditório que passou a contar com 610 lugares. Desde 2006, tanto o Cine Teatro Plaza quanto os andares superiores do prédio que pertencem a particulares estão interditados por determinação do Corpo de Bombeiros.
A compra do prédio foi um dos primeiros grandes negócios da gestão Ricardo Barros, hoje ministro da Saúde, pois beneficiou seus familiares.

Advertisement
Advertisement