Expertise ou esperteza?

expertise

Ontem comecei assistir pelo YouTube a sessão da CPI do Terminal Intermodal. Chamou-me a atenção a apresentação, as boas-vindas do presidente Sidnei Telles a Bravin, como novo integrante.
Disse Telles: ‘Que V. Excia. traga sua expertise para esta comissão’. Pensei: expertise. Como assim?

E fui buscar o significado exato: ‘Expertise é uma palavra de origem francesa que significa experiência, especialização, perícia. Consiste no conjunto de habilidades e conhecimentos de uma pessoa, de um sistema ou tecnologia.’
Será que Bravin tem expertise? Pensei não seria esperteza? Novamente busquei o significado: ‘Qualidade de quem é esperto-sagacidade, astúcia, manha’. Que Bravin é esperto, não restam dúvidas. Basta ver suas indicações para a Mesa Diretora, sua influência nas eleições, seu trânsito com os ex-donos da cidade. Dizem que sua assessoria é escolhida a dedo, como muito critério. Certamente terá papel importante na CPI, mais por esperteza do que por expertise.
Akino Maringá, colaborador

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.