O primeiro parklet

Parklet

O primeiro parklet em via pública em Maringá será na avenida João Paulino Vieira Filho, defronte a Panificadora Rápida, próximo ao Muffato. O projeto foi aprovado pela Semob.
Originários de San Francisco (EUA) e já implantados em várias cidades do Brasil, os parklets são

pequenas plataformas instaladas em trechos da faixa de estacionamento de ruas e avenidas. Equipados com bancos, floreiras, lixeiras, bicicletários, carregadores de celular e wifi, entre outros elementos, os espaços têm a função de oferecer novas áreas urbanas destinadas à recreação, cultura, descanso e convívio social. Dois deles já existem nas instalações do Cesumar.
Em Maringá, conta a prefeitura, a implantação dos parklets surgiu por indicação do vereador Flávio Mantovani, que, em duas oportunidades neste ano, encaminhou ofícios ao prefeito Ulisses Maia sugerindo a instalação do equipamento urbano. “O que se pretende é resgatar uma convivência que quase não existe mais entre as pessoas. Será uma opção a mais para que os moradores saiam de casa e passem a contemplar melhor a cidade durante as horas de descanso”, explica o vereador.
Já há reclamação contra o primeiro parklet, que ainda não foi finalizado. “Vou embora daqui”, escreveu um leitor, “pois se todo comerciante puder agir da mesma forma, onde vamos estacionar nossos veículos?”, reclama.
A propósito, ontem à noite o comunicador Paulo Mantovani tornou-se o primeiro maringaense a utilizar o parklet, conforme foto abaixo postada em seu perfil no Facebook.

Mantovani
Advertisement
Advertisement