Ponto facultativo…

… o feriado que não é feriado. Lendo na coluna do Verdelírio que o prefeito Ulisses Maia vai decretar ponto facultativo na quinta-feira, que já foi feriado e há muito tempo deixou de ser, lembrei que é preciso acabar com essa história de ponto facultativo no serviço público.

Alguém se lembra que algum servidor que insistiu e foi trabalhar (bater o ponto) quando era facultativo?. Mesmo nas empresa, quantos vão trabalhar, se o ponto for facultativo?
Minha sugestão é que essas horas sejam descontadas de um banco de horas e não estou falando só no caso da prefeitura de Maringá, mas de todo o funcionalismo e trabalhadores no Brasil. Precisamos acabar com quinta-feira santa, segunda de carnaval e as ‘emendadas’ quando há um feriado, dias que foram transformados em feriados que não são feriados sob uma espécie de eufemismo, designando ‘ponto facultativo’
Compreendo que para um prefeito deixar de seguir uma tradição é complicado, mas é o que penso. Penso também que, a jornada semanal é de 40 horas, mas a tradição, transformou em 35 e é complicado mexer nisso. Mas, mas… é um esqueleto, que um dia alguém vai ter que mexer. Como diria o Pinga Fogo, ‘dexa queto’.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement