‘A vaca foi pro brejo”

Para explicar postagem anterior, onde usamos a expressão ‘ senão a vaca vai pro brejo’, vejamos a origem e significado:

A vaca foi pro brejo é uma expressão popular usada quando uma situação inicialmente boa ou neutra fica ruim. É comum dizer que a vaca foi pro brejo quando alguma coisa má acontece ou quando algo dá errado.
Originalmente, esta expressão faz referência a tempos difíceis, de seca, quando o gado parte em direção aos brejos ou terrenos pantanosos em busca de água. Se uma vaca for para o brejo, ela pode morrer e, consequentemente, dar muito trabalho aos seus donos, principalmente para desatolá-la da lama.
Na administração Ulísses Maia/Edson Scabora, há situações, onde a desarmonia e falta de coesão pode levar a ‘vaca pro brejo’. Haveria secretário, talvez inconscientemente, que parece querer transformar situação boa em ruim. É preciso cuidar. Estou tentando marcar uma audiência com Ulísses e Edson Scabora para falar-lhe pessoalmente, passando a impressão de quem está de fora, mas enxerga. A intenção é ajudar. Prejudicar alguém, jamais. Mas insisto: se não houver harmonia e coesão na equipe, a vaca pode ir pro brejo.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement