Edições que se sucedem

Benjamin Franklin foi uma das figuras mais ilustres dos Estados Unidos. Começou a vida como ajudante de tipografia, depois tipógrafo e comerciante, devolvendo ao longo da existência atividades marcantes como jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, político, diplomata, inventor, enxadrista…

Nas horas vagas era cientista. Produziu uma das invenções mais importantes em favor da humanidade: o para-raios, que salva de choques elétricos fatais milhões de pessoas pelo mundo inteiro.
Como todo Espírito avançado, era bem humorado e gostava de escrever frases pitorescas e instigantes. Eis algumas, para sua reflexão, caro leitor:
‘A preguiça anda tão devagar que a miséria logo a alcança’. ‘Tudo que começa com raiva termina em vergonha’. ‘Um bom exemplo é o melhor sermão’. ‘Aquele que acreditar que o dinheiro fará tudo pode bem ser suspeito de fazer tudo por dinheiro’. ‘ Quem nada faz está prestes a fazer o mal’.’ Quem faz pode cometer falhas, mas a maior de todas as falhas é não fazer nada’. ‘Deus cura o doente. O médico manda a conta’. ‘Abra bem os olhos antes de casar. Mantenha-os semicerrados depois’. ‘ Só há duas coisas inevitáveis na vida: a morte e os impostos’. “Todos querem ir para Céu, mas ninguém quer morrer’.
Se observarmos bem, veremos que cada um desses pensamentos resume ideias que merecem nossa reflexão, em favor de uma existência tranquila e feliz. Mas um dos mais sugestivos foi o texto que Franklin preparou para ser escrito em seu túmulo, a título de epitáfio: ‘ Aqui jaz, alimento para os vermes, o corpo do tipógrafo Benjamin Franklin, como a capa de um livro velho, seu conteúdo despedaçado e despido de seu título e de seus adornos, mas o trabalho não será perdido, pois ele reaparecerá, em nova edição, revista e melhorada pelo autor’.
Claramente ele demonstra que era reencarnacionista, antes mesmo da codificação da Doutrina Espírita, que só ocorreu em 1857 (Franklin nasceu em 1706 e morreu em 1790), concluindo que nossas existências são como um livro que com edições sucessivas, sempre reaparecem revistas e melhoradas, ainda que sofridas muitas vezes, justamente para correção dos erros de edições anteriores.Pensemos nisso, para capricharmos na atual edição e cada vez melhoramos mais, até a edição definitiva.
PS: O texto original é de Richard Simonetti, do livro Uma Receita de Vida, com pequenas adaptações e conclusão nossa.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement