Sem prisão

A partir de terça-feira, 2, nenhum eleitor pode ser preso, salvo se for flagrado cometendo algum delito, ou em virtude de sentença criminal que condena o eleitor por crime inafiançável , ou por desrespeito a salvo-conduto.

Nesse caso salvo-conduto eleitoral é a garantia de que um eleitor não seja preso ou impedido de votar, dias antes à eleição. O salvo-conduto serve também aos candidatos que não podem ser presos nos 15 dias anteriores à eleição.

“Certamente que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias” (Salmos 23-6)

DEBATE
A Rede Record de Televisão, que na sexta-feira promoveu debates envolvendo candidatos a Governo de Estado, marcou para hoje o debate que reunirá os candidatos a Presidência da República.

POSSE
Vai ser no próximo dia 10 a posse de Julio Cesar Damasceno e Ricardo Dias Silva, nos cargos de reitor e vice-reitor da UEM, respectivamente. Será às 16 horas no Restaurante Universitário.

AVALIAÇÃO
O secretário estadual de Planejamento Silvio Barros II vai receber amanhã em Curitiba prefeitos dos mais diversos municípios para uma reunião visando avaliação e planejamento da secretaria. Após o encerramento do encontro haverá um jantar no restaurante Madalosso.

PRO LULA
O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que autorizou Lula conceder entrevista para a Folha de S. Paulo pediu para o ministro Dias Toffoli, presidente do STF pautar o mais breve possível duas ações em que o ex presidente Lula está envolvido.

2 FLÁVIOS
Candidato ao Senado pela Rede Sustentabilidade, Flávio Arns, que foi deputado federal, senador, secretário de Educação e vice governador do Paraná estará amanhã em Maringá, para uma reunião na Acim, às 19 horas. Seu suplente é o ex-vereador maringaense Flávio Vicente.

AGORA NÃO
O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, não atendeu reivindicação do ministro Ricardo Lewandowski que queria a apreciação do caso de prisão em segunda instância, o quer poderia beneficiar o ex-presidente Lula. Dias Toffoli disse que só pautará o assunto em 2019.

FASE RUIM
A fase não é das melhores para o Grupo Maringá de Comunicação. A Rádio CBN foi condenada a indenizar Mário Hossokawa, presidente da Câmara Municipal de Maringá. Para completar os ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, mantiveram a decisão que condena a Rádio Maringá FM indenizar a família de um adolescente morto na arena do Parque de Exposições.

MANDATO COLETIVO
O Tribunal Superior Eleitoral permitiu nove registros de candidaturas coletivas. Um dos candidatos inscritos é Diogo Rech do Mandato Coletivo, que disputa uma cadeira na Câmara. Diogo é paranaense de Salto do Lontra.

FÉRIAS E TRABALHO
Marco Meger, que integra a equipe de assessores do prefeito Ulisses Maia, pediu férias. No entanto, está trabalhando muito na campanha de Fernando Francischini para deputado estadual.

EX DO BOLSONARO
Ana Cristina Valle Bolsonaro, ex-mulher do presidenciável Jair Bolsonaro é candidata a deputada federal pelo Podemos, do senador Álvaro Dias. Ela que vai usar o sobrenome Bolsonaro na campanha foi Chefe de Gabinete do vereador Renan Marassi, depois foi para Brasília trabalhar com o deputado federal Mendonça Neto, de Alagoas, e finalmente foi trabalhar com Jair Bolsonaro.

PERDEU OUTRA
O ministro Ricardo Levandowski perdeu mais uma para o presidente do STF, Luiz Roberto Barroso. A entrevista que a Folha de S. Paulo faria com Lula, autorizada por Levandowski foi cancelada pelo presidente daquela Corte.

2 RICARDOS
A concentração(?) em favor de Álvaro Dias ontem na Praça Raposo Tavares foi boa para os dois Ricardos, o Barros candidato a federal e o Maia candidato a estadual, que colocaram no local e imediações diversas porta-bandeiras de suas campanhas.

SACANAGEM
O duro da política é a sacanagem. Tem gente que está ganhando dinheiro candidato e no entanto está pedindo voto para outro candidato.

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje:
Valéria Castilho Moreira, Nurrayla Braquat, Thaís Provisiero Ferreira, Solange Reis de Azevedo, Therezinha Gonçalves Barbosa, Luiz Carlos Cirilo, Antonio Sergio Fernandes, Nancí A. Meneguetti e Mauro José de Farias.

Amanhã (1º/10) estarão aniversariando:
Kenzo Nakagawa, Noriko Taniguchi, Najla El Ghozz, Aparecido Marroni, Cléia Stadier Arruda, Luciane Maimone, Daísa Marlene Poltronieri, Ivana Veraldo, Orlando Manoel Gonzáles, Andréia Camacho Araújo, Osvaldo Dib Filho, Ivana Veraldo e Marcelo Henrique Felipe.