Com novidades, Natal de Curitiba gera expectativa positiva no comércio

A segunda edição do Luz dos Pinhais/Natal de Curitiba terá mais de 70 eventos, com atrativos como o Coral de Crianças do Palácio Avenida. Assim como o Natal Maringá EnCantada, a expectativa é de que os espetáculos natalinos reúnam centenas de milhares de pessoas e movimentem o comércio; em em 2017, na capital, foram 300 mil, sendo 20% turistas, que movimentaram R$ 53 milhões.

A Federação do Comércio do Estado do Paraná aponta que o período natalino gera mais de 5 mil empregos em todo o Paraná, sendo que boa parte se transforma em emprego efetivo para 2019. A presidente do Instituto Municipal de Turismo, , Tatiana Turra, além de ajudar a criar o clima de Natal para os moradores da cidade, a programação é importante indutora do movimento no comércio e na atração de turistas neste período de festas e compras. “Poder público, iniciativa privada, moradores, todos juntos fazem a economia crescer neste período”, diz Tatiana. O Natal de Curitiba será lançado hoje à tarde.
Pesquisa da Associação Comercial do Paraná mostrou que, no ano passado, 19,2% dos que participaram dos eventos natalinos organizados pela prefeitura da capital, 19,2% foram turistas, sendo que 40,9% viajaram com a família e 38% especialmente para assistir os espetáculos de Natal. 57% deles se hospedaram em hotéis, 39,3% viajaram de automóvel e 38,8% vieram do estado de São Paulo.
Em Maringá, que por conta do sucesso do Natal do ano passado já é apontada como exemplo de festa, a expectativa não é diferente.

Advertisement
Advertisement