Governo será instalado às 18h de quarta-feira na sede da SRM

Depois da instalação do governo do Paraná em Maringá, amanhã às 18h na sede da Sociedade Rural, no parque de exposições, onde acontece a Expoingá, o governador vai se reunir às 19h com a diretoria da SRM.

Na quinta-feira, às 9h30, o primeiro compromisso será uma coletiva de imprensa; reunião do secretariado, às 10h30; entrega de tratores do programa Trator Solidário, às 11h30; visita à Apae, às 14h; inauguração do CMEI José Prestes Neto, no Jardim Alvorada; inauguração do primeiro espaço Meu Campinho, às 17h, no Jardim Novo Oásis; e visita ao parque de exposições, às 20h. Na sexta-feira o governador participa, às 10h30, de encontro com prefeitos e lideranças da Amusep.
O governo está presente com diversas ações na Expoingá. A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio de suas vinculadas, leva uma série de eventos técnicos e minicursos. A tradicional fazendinha do Instituto Emater tem 19 unidades didáticas voltadas a temas ligados à sustentabilidade, como agroecologia, geração de emprego e renda, agroindústria, transformação e turismo rural. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) expõe animais da raça Purunã, desenvolvida a partir das pesquisas do Instituto.
Na Estação Copel, os visitantes da Expoingá podem conhecer mais sobre geração distribuída, mobilidade elétrica e sobre o uso seguro e eficiente da energia. Há também empréstimo de bicicletas e patinetes elétricos.
A Sanepar está presente com o EcoExpresso, onde o público pode conhecer o caminho da água desde a captação de água nos mananciais, tratamento, reservação, distribuição, até a coleta do esgoto, tratamento e destinação final para os corpos receptores. Outro tema abordado é o uso agrícola do lodo de esgoto.
No estande do Tecpar, os produtores e visitantes da feira podem conhecer as principais tecnologias voltadas para o campo, com a demonstração de soluções inovadoras que possibilitam maior produtividade e qualidade. A Fomento Paraná tem um balcão no estande do Governo do Estado para apresentar linhas de financiamento a empreendedores privados, de micro, pequeno e médio porte, e também conversar com prefeitos para discutir modalidades de financiamento disponíveis para os municípios. Também estão presentes o BRDE, o Detran e a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil.

Advertisement
Advertisement