Auditoria em obras de conjunto
habitacional em Iguatemi usa drone

Nesta semana, servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizam auditoria nas obras de um conjunto habitacional em Maringá. O trabalho, que integra o Plano Anual de Fiscalização 2019, está sendo feito com o auxílio de um drone (foto) recentemente adquirido pelo órgão de controle.

O objetivo da fiscalização é verificar se a construção de 49 casas no distrito de Iguatemi está em conformidade com o projeto e com os princípios constitucionais da economicidade e da eficiência, bem como se ela atende aos prazos estabelecidos e às normas de engenharia aplicáveis. Outro fator que é levado em conta na auditoria é a efetiva aderência da obra à função social representada pelo empreendimento.
Para auxiliar os técnicos do TCE-PR nessa averiguação, um drone do modelo Mavic 2 Pro+ Fly está sendo utilizado em fase experimental. O equipamento é capaz de fazer fotos aéreas e de locais de difícil acesso, além de obter dados precisos sobre a superfície onde a construção está sendo realizada, entre outros registros relevantes.
O drone também foi utilizado em auditoria realizada pelo Tribunal na semana passada, a respeito das obras de outro conjunto habitacional, que está sendo construído na Vila Prado, em Curitiba, pela Companhia de Habitação Popular da capital paranaense. Segundo o coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, o engenheiro civil Luiz Cesar Linhares Masetti, a intenção é lançar mão do aparelho em futuras auditorias executadas pelas unidades subordinadas à Coordenadoria-Geral de Fiscalização do Tribunal.
Ao longo deste ano, o TCE-PR realizará auditorias in loco em pelo menos 96 municípios paranaenses – distintos dos 303 visitados por servidores do órgão de controle entre 2016 e 2018. Assim, em quatro anos, todos os 399 municípios do Estado terão sido auditados presencialmente ao menos uma vez pelo tribunal.Leia mais.

Advertisement
Advertisement