Nesta semana, servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizam auditoria nas obras de um conjunto habitacional em Maringá. O trabalho, que integra o Plano Anual de Fiscalização 2019, está sendo feito com o auxílio de um drone (foto) recentemente adquirido pelo órgão de controle.
O objetivo da fiscalização é verificar se a construção de 49 casas no distrito de Iguatemi está em conformidade com o projeto e com os princípios constitucionais da economicidade e da eficiência, bem como se ela atende aos prazos estabelecidos e às normas de engenharia aplicáveis. Outro fator que é levado em conta na auditoria é a efetiva aderência da obra à função social representada pelo empreendimento.
Para auxiliar os técnicos do TCE-PR nessa averiguação, um drone do modelo Mavic 2 Pro+ Fly está sendo utilizado em fase experimental. O equipamento é capaz de fazer fotos aéreas e de locais de difícil acesso, além de obter dados precisos sobre a superfície onde a construção está sendo realizada, entre outros registros relevantes.
O drone também foi utilizado em auditoria realizada pelo Tribunal na semana passada, a respeito das obras de outro conjunto habitacional, que está sendo construído na Vila Prado, em Curitiba, pela Companhia de Habitação Popular da capital paranaense. Segundo o coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, o engenheiro civil Luiz Cesar Linhares Masetti, a intenção é lançar mão do aparelho em futuras auditorias executadas pelas unidades subordinadas à Coordenadoria-Geral de Fiscalização do Tribunal.
Ao longo deste ano, o TCE-PR realizará auditorias in loco em pelo menos 96 municípios paranaenses – distintos dos 303 visitados por servidores do órgão de controle entre 2016 e 2018. Assim, em quatro anos, todos os 399 municípios do Estado terão sido auditados presencialmente ao menos uma vez pelo tribunal.Leia mais.