Dino paranaense era da mesma linhagem do tiranossauro

O periódico Scientific Reports, da Nature, publicou hoje artigo científico sobre o Vespersaurus paranaensis, um predador de pequenos animais que caçava em dunas há 85 milhões de anos no noroeste do Paraná.

Ele pertence à linhagem dos terópodes, assim como o tiranossauro e o velociraptor. O fóssil dessa nova espécie, encontrado em Cruzeiro do Oeste, região de Umuarama, foi apresentado hoje a autoridades e à imprensa em Maringá.
Com 1m60 de comprimento, 80 centímetros de altura, peso de 15 quilos e braços com menos da metade do tamanho das pernas, esse dinossauro carnívoro e bípede vivia há 85 milhões de anos num ambiente desértico, que é o atual solo paranaense. As vértebras dele eram cheias de cavidade e os dentes tinham serrilhas, assemelhando-se a facas. A descoberta foi feita por, além de pesquisadores da UEM, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) com cooperação do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste e da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste.
Segundo informações do museu, “o Vespersaurus paranaensis é a 8ª espécie de dinossauro descrita a partir de material brasileiro que pode ser seguramente atribuída aos terópodes”. “Com quase metade do esqueleto conhecido, mesmo que com muito pouco do crânio, corresponde ao terópode preservado de forma mais completa no país, sendo os demais conhecidos com base em crânios parciais, esqueletos mais incompletos ou mesmo poucos ossos isolados”.
De acordo com o geólogo Paulo César Manzig, do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste, estudos com auxílio de tomografia e reconstituição digital permitiram confirmar que pegadas encontradas já na década de 1970 no sítio paleontológico dessa cidade do interior paranaense são do novo dinossauro. Leia mais.


Estudiosos apresentam fóssil em Maringá, em 26 de junho


Fóssil da Era Mesozoica é tema de artigo internacional publicado na Nature

(Arte: Rodolfo Nogueira/Fotos: UEM)
Advertisement
Advertisement