Mosquito da dengue: Maringá faz mobilização e Sesa reúne os 30 municípios da Amusep

“Estamos em guerra contra a dengue”, resume o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ao detalhar as ações de prevenção ao mosquito transmissor da doença. São diversas secretarias conectadas no esforço conjunto de combater e conscientizar sobre a urgência de evitar situações que facilitem a proliferação do mosquito. A estratégia contínua do município será reafirmada em reunião de mobilização nesta quarta, 29, às 9 horas, no Teatro Calil Haddad.
No evento serão detalhadas a estratégia aplicada pelo município no combate a dengue e apresentado um plano de curto prazo para intensificar ações de prevenção. “Precisamos envolver todos nesse esforço, pois a dengue é uma doença grave e exige ampla mobilização. Não vamos dar trégua ao mosquito e nessa guerra somos todos soldados”, afirma o prefeito. O convite para a reunião se estende aos mais diversos setores organizados da sociedade.
O secretário de Saúde, Jair Biatto, destaca a importância da prevenção como recurso essencial no combate a dengue. “O esforço de cada um, cuidado do seu espaço, proporciona ganhos coletivos. É preciso reduzir ou eliminar focos do mosquito, ou seja, locais que acumulam água. É um procedimentos simples que pode salvar vidas”, diz o secretário, acrescentando que dengue exige atenção, pois mata. “Não há margem de tolerância contra mosquito”, afirma Biatto.
Além de reforçar as equipes que atuam diretamente nas casas, informando sobre a importância de esvaziar recipientes com água parada, ambiente adequado para a proliferação do mosquito, a Prefeitura de Maringá intensifica trabalho de roçada, retirada de entulhos e materiais inservíveis, descartados irregularmente em áreas públicas, e notifica proprietários de terrenos a manter espaços limpos. “Vamos apertar o cerco contra o mosquito. Essa é uma guerra de todos e vamos vencê-la”, afirma o prefeito, segundo release distribuído à imprensa.
Em nível estadual, técnicos da Secretaria de Saúde percorrem desde ontem as regiões de Londrina, Maringá, Paranavaí e Campo Mourão, com orientações sobre remoção técnica de criadouros do vetor, interpretação do canal endêmico da doença, orientações sobre manejo clínico e assistência aos pacientes de dengue.
Hoje a reunião será em Maringá; com a participação de profissionais de saúde dos 30 municípios da região da Amusep; na quinta, em Paranavaí, com 28 municípios; e, na sexta, em Campo Mourão, com representantes de mais 25 cidades.
(Foto: Vivian Silva/PMM)
*/ ?>
