Acusado de incitar ao crime e ameaçar, injuriar e difamar prefeito convoca empresários para irem à delegacia durante depoimento

Christian Paulo de Toledo Bonemer, diretor administrativo da Academia Márcia Angeli, de Maringá, gravou dois vídeos em que convoca empresários amigos e do setor de academias a estarem na delegacia de polícia da 9ª SDP, às 8h30 da quarta-feira, 15. É o dia em que ele vai depor, acusado de incitação ao crime (crimes contra a paz pública), ameaça, injúria e difamação (crimes contra a pessoa).

No primeiro vídeo disponibilizado no Facebook ele aparece pilotando uma lancha e diz ter sido “intimado pelo prefeito”. O segundo vídeo foi feito em outro local, onde ele diz que foi intimado por defender a reabertura do comércio.

O boletim de ocorrências, registrado na terça-feira passada pelo prefeito Ulisses Maia, relata o cometimento de pelo menos quatro crimes. A descrição sumária da ocorrência diz que o prefeito soube por terceiros que Christian Bonemer estaria proferindo palavras ameaçadoras contra a sua vida, além de estar injuriando e difamando pela função que exerce como chefe do Executivo, em especial pela decretação da situação de emergência, por causa da pandemia do coronavírus, em especial o fechamento do comércio local. Além de ameaças e difamações, Christian ainda estaria espalhando o ódio entre a população, “instigando todos a desrespeitarem as determinações do decreto de afastamento social e fechamento do comércio”. Nas postagens feitas em seu perfil no Facebook há ameaça inclusive de agressão a autoridades municipais que fazem cumprir as determinações do decreto.

O empresário aparece nos vídeos convocando empresários de outroas academias e amigos para que “estivessem lá” [na Polícia Civil] para mostrar que “a intimação não foi para mim, foi para todos”. Ao fazer isso, ele poderá ser denunciado por cometer em tese mais um crime de desobediência, já que a aglomeração de pessoas é proibida pela legislação contra a pandemia e, de acordo com a lei, pode acarretar em detenção de 15 dias a 6 meses, e multa. A expectativa, o blog soube, era reunir dezenas de empresários durante o seu depoimento.

Um dia antes de gravar o primeiro vídeo o diretor administrativo da Academia Márcia Angeli postou foto fazendo churrasco em Santo Inácio e dizendo que lá “não tem prefeito mimimi”.

Também ironizou a ida para depor na Polícia Civil, colocando a postagem abaixo.

Faça parte do nosso grupo no Telegram – Clique aqui