Opas defende reforço no isolamento social

A Organização Pan-Americana da Saúde defendeu nesta terça-feira que os governos estaduais reforcem o distanciamento social adotado para conter a aceleração dos casos do novo coronavírus, e ressaltou a independência dos Estados para adotar as medidas de isolamento independentemente da posição do governo federal. A informação é da Reuters.

Diante da posição contrária do presidente Jair Bolsonaro às quarentenas, governadores se encarregaram de impor as medidas de distanciamento para tentar conter o avanço da Covid-19, que foram amplamente apoiadas e defendidas pelo braço regional da Organização Mundial da Saúde.

“A Opas está trabalhando com o Brasil para garantir que as autoridades recebam orientação técnica e todos os conselhos necessários. O Brasil é uma federação, os governadores nos Estados têm o poder de impor medidas de mitigação”, disse Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas, em videoconferência da organização sobre a situação da Covid-19 nas Américas. “Certamente o aumento de casos no Brasil nos últimos dias é motivo de preocupação e o pedido é que continuem reforçando as medidas recomendadas pela OMS e pela Opas”, afirmou. Leia mais.

(foto: Ascom/PMPA)

Faça parte do nosso grupo no Telegram e receba as principais notícias do dia – Clique aqui