Casos de covid-19 no HPM mobilizam o sistema de saúde

A Secretaria de Saúde está realizando a coleta de material para exame de covid-19 em cerca de 200 funcionários e 240 pacientes do Hospital Psiquiátrico de Maringá. Seis pacientes estão isolados depois que testaram positivo para a covid-19; outros 50 pacientes com sintomas também foram isolados, assim como 48 servidores que tiveram contato com eles.

Desde ontem à noite o prefeito Ulisses Maia e o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, vêm conversando sobre o fato. Os exames estão sendo coletados e um avião levará o material para o Lacen, em Curitiba.

Uma paciente, vinda de Cascavel, sentiu os sintomas e foi testada positivo, estando hospitalizadaf. Suspeita-se que a mulher tenha vindo de Cascavel já com o novo coronavírus.

As outras pessoas que dividiam o quarto com ele também contraíram a doença e estão em isolamento. Por isso, com receio de um surto, foram iniciados os procedimentos para que funcionários e pacientes do Hospital Psiquiátrico de Maringá, especializado em saúde mental e psiquiatria, passem pelos testes.

Ontem o prefeito Ulisses Maia alertou nas redes sociais que as aglomerações constatadas em Maringá nos últimos dias – e irregulares perante a legislação podem levar à tomada de medidas mais duras. Ele escreveu:

“Maringá saiu na frente de diversas cidades e implantou o distanciamento social e o isolamento domiciliar para evitar a disseminação do coronavírus. A estratégia foi essencial para minimizar os impactos da covid-19 na cidade.

O cenário permitiu que pudéssemos estabelecer o retorno gradual da atividade econômica. Todos, é claro, deveriam voltar com regras bem estabelecidas para seguirmos na batalha contra a doença.

Sempre deixamos claro que se não houvesse obediência às regras, fecharíamos o que fosse preciso.

Nos últimos dias, observamos aglomerações e filas desorganizadas nos bares. Também foram relatadas festas particulares, chácaras cheias e praças lotadas. Todas ações que estavam expressamente proibidas, justamente para evitar o aumento do contágio da doença.

Não vamos permitir que todos os nossos esforços contra o coronavírus sejam perdidos. Caso episódios como os vistos nos últimos dias se repitam, vamos tomar todas as providências necessárias para continuar protegendo a vida das pessoas”. (Editado)

Faça parte do nosso grupo no Telegram e receba as principais notícias do dia – Clique aqui