Wilson de Matos Silva não assumirá mais cargo no CNE

O professor Wilson de Matos Silva, da UniCesumar, decidiu não assumir o cargo de conselheiro da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, para o qual foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 10. A informação é do Maringá Post.

Em nota, Wilson de Matos Silva afirmou que “a decisão, que ocorreu após longa e profunda reflexão, foi motivada por razões pessoais”. Na segunda-feira, em entrevista à TV UniCesumar, ele tratou a nomeação como uma honra e lembrou ter apresentado projetos na área da educação quando assumiu como senador, na condição de suplente de Alvaro Dias.

Na entrevista, o ex-presidente municipal do PSDB destacou o fato de que é no CNE que acontecem os debates em torno da política de educação do país. Classificou de um “desafio agradável” e citou que coragem, fé e determinação fariam mudar a educação brasileira.

A nomeação aconteceu pouco antes do anúncio do quarto ministro da Educação do atual governo. A imprensa nacional noticiou que os nomeados foram indicados pelo ex-ministro Weintraub, levando-se em conta a proximidade com o autointitulado Olavo de Carvalho.

Houve críticas quando Bolsonaro nomeou os 24 membros do CNE, porque entre eles não há nenhum representante da rede pública estadual e municipal. Abaixo, a entrevista dada por Wilson de Matos Silva na segunda-feira: