Unidade Quebec volta a atender como UBS

A UBS Quebec voltará com os atendimentos de atenção primária em saúde, de segunda a sexta, das 7h às 21 horas, a partir desta terça-feira, 4, para consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coletas de exames laboratoriais, entre outros. A unidade fez parte das readequações para enfrentamento da pandemia do coronavírus, quando foi adaptada para Unidade de Pronto Atendimento. Aqui, o esquema de atendimento das unidades de saúde do município. 

A Policlínica Zona Sul e Pinheiros continuam como UPA (24 horas) para atendimentos de urgência e emergência clínica ou cirúrgica, como dor de cabeça, diarreia, vômito, dores no peito e dores musculares. Unidades sentinelas seguem na entrada das unidades para bloquear o acesso de pacientes com sintomas de coronavírus em unidades de saúde e evitar a circulação do vírus com os pacientes assintomáticos.

A UPA Zona Norte permanece como unidade exclusiva para pacientes que apresentem sintomas respiratórios agudos e com forte suspeita de terem contraído o novo coronavírus, com sintomas como: febre alta, tosse seca e falta de ar. O Hospital Municipal foi adaptado para internamento dos pacientes com sintomas de covid-19. A UPA Zona Sul tornou-se suporte de internamento dos pacientes atendidos nas quatro Upas. As informações dão da Prefeitura de Mairngá.

No entanto, houve reclamação quanto à falta de aviso sobre o fechamento da UPA temporária. No final de semana ela já não funcionou mais 24 horas, o que levou gente doente a fazer périplo por unidades de saúde da cidade.

(Foto: Aldemir de Moraes)