Vice-reitor exclui professora da chapa de candidatos do PDT

Terminou perto da 1h da madrugada a conturbada convenção municipal do PDT, que desde junho está sob o comando do vice-reitor da UEM Ricardo Dias da Silva. A face autoritária da nova executiva ficou evidente quando o próprio presidente excluiu da chapa de candidatos a vereador a professora Ana Lucia Rodrigues (foto), um dos nomes mais fortes para a disputa. A professora integra o movimento “Mais mulheres no poder“, que desta forma também fica abalado.

Durante toda a convenção o presidente do partido – que nas últimas semanas conversou com PSDB e DEM – direcionou o apoio do partido ao PT. Houve debate acalorado, já que boa parte defendia a permanência da sigla na base de apoio da atual administração. O PDT, em 2016, elegeu o prefeito Ulisses Maia, em coligação com o PEN e o PV. Este ano o partido ganhou um vereador (Odair Fogueteiro).

Toda a mesa que comandou a convenção votou, mas não permitiu que os movimentos votassem. As mulheres, segundo a direção, não teriam o movimento legalizado, embora tudo estivesse acordado anteriormente. A maioria dos candidatos se preparava havia mais de quatro anos para a disputa eleitoral, que por pouco não foi para a lata do lixo.

A exclusão da professora – que em 2016 foi candidata a vice-prefeita, na chapa de Humberto Henrique – foi considerada “uma facada no peito de todas que acreditam que a política é o espaço da dignidade”. “A política como ela é, mulheres. Preparem-se! Mais Mulheres No Poder, mais do que nunca, é a possibilidade real para que a política deixe de ser a desculpa dos indesculpáveis”, escreveu ela em mensagem.

O vice-reitor excluiu a professora da chapa de candidatos a vereador: democracia, não

Os filiados brizolistas ficaram decepcionados com a postura do vice-reitor, que comprometeu o processo democrático. O caso da exclusão da professora Ana Lucia Rodrigues é o caso mais gritante, mas outros pré-candidatos quase ficaram de fora. Ao que parece, a direção estadual pedetistas fez um péssimo negócio ao mudar o comando do partido, que tem inexperiência com as democráticas atividades partidárias.

O professor aposentado e empresário José Márcio Peluso será o candidato a prefeito do PDT.

Advertisement
Advertisement