A ‘última casa da Zona 2’ vai virar show-room

Um dos terrenos particulares mais arborizados de Maringá, a antiga Chácara do Thadeu do Trânsito, na avenida JK, próximo à avenida São Paulo, está sendo preparado para receber o que oficialmente seria um show-room. Uma empreiteira catarinense está à frente de um edifício que será erguido no antigo Cupimania, um pouco mais abaixo.

Primeiro, há uma preocupação ambiental. O terreno foi alugado para a construtora, mas há quem tema mudança de zoneamento que permita a construção de arranha-céus. Oficialmente o município de Maringá informou que não há nada na prefeitura sobre alteração de “qualquer coisa”, incluindo zoneamento, naquela região.

A casa da frente tinha arquitetura típica dos anos 50/60 e depois que deixou de ser de Thadeu Schalkoski, que era funcionário do Detran e foi chefe da Ciretran em Maringá, chegou até a ser restaurante. Na época da colonização, era conhecida como a última casa da Zona 2, já que a partir dali existiam dois caminhos: um para Sarandi e outro para a Vila Marumbi. Em 2017 o blog registrou a demolição da casa que ali existia. (Texto atualizado)