Parque Industrial tem 199 terrenos vendidos

Depois de finalizados procedimentos burocráticos da licitação feita no final de novembro, o Parque Industrial Felizardo Meneguetti de Maringá passará de 200 terrenos negociados. Novas empresas devem ser anunciadas Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico até a segunda semana de dezembro.

A venda de 50 lotes essa semana atraiu 30 empresas, que fizeram suas propostas para terrenos entre 1,1 mil m² e 26 mil² e custo variando entre R$120 e R$ 380 o metro quadrado. “O Parque Industrial atrai investimentos de outras regiões e gerará muitos empregos em Maringá”, considera o secretário da Seide, Rafael Silva. “Também vai colaborar para retomada econômica de Maringá depois da pandemia”. 

A documentação é analisada pela Seide e depois os habilitados são comunicados. Havendo recurso será aberto prazo de cinco dias para apresentação de contestação e depois mais cinco dias para contraprova, e em seguida anuncio de nova data para abertura dos envelopes com propostas. 

Até então, são 199 terrenos já vendidos em quatro etapas que somadas dão área total de 2,5 milhões de m². São 120 empresas que já adquiriram lotes, sendo que 16 já estão em construção. A estimativa da Seide é que sejam gerados 1,8 mil empregos nessas 120 companhias. Entre os segmentos estão confecção, bebidas, móveis, gelo, transportadora, papéis, metalúrgica, molas, gás, piscinas, fita adesiva, comunicação, máquinas industriais, ferragens, construção civil, entre outros. Inclusive marcas de outros estados. 

A Prefeitura de Maringá concede incentivos no Parque Industrial dentro da lei 6936/2005-Prodem/Empresa. Como: – isenção por 10 anos do  Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e 15 anos nos distritos de Iguatemi e Floriano;- desconto de 50% no valor do recolhimento do ITBI – Imposto de Transferência de Bens Imóveis;- preparação do terreno destinado à implantação do empreendimento, com movimentação interna de terra;- isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre o projeto de construção civil;- alienação de imóvel subsidiado (desconto de 60% a 90% de desconto). (PMM)