TSE determina novas eleições em Munhoz de Mello

Munhoz de Mello, microrregião de Maringá, terá novas eleições, em data a ser anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral. No dia 15 de novembro as urnas apontaram 55,9% (1.628 votos) para o ex-prefeito Gilmar (MDB), 40,55% (1.180) para Áureo (DEM) e 3,51% (102 votos) para Hélio Teixeira (PV). A candidatura de Gilmar José Benkendorf Silva, que foi secretário municipal de Recursos Humanos em Maringá na gestão do PP, foi impugnada pela Justiça Eleitoral, que considerou que ele, zoootecnista de carreira, não se desincompatibilizou do cargo de secretário municipal de Agricultura no prazo legal.

O próximo presidente da Câmara de Munhoz de Mello, a ser eleito dia 1º de janeiro de 2021, será o prefeito interino, até a realização do novo pleito. A decisão do TSE, tomada na sexta-feira com base no parecer do relator Mauro Campbell Marques, foi pela anulação dos votos do dia 15 e a realização de novas eleições.

Votaram com o relator no recurso especial eleitoral os ministros Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Sérgio Banhos, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luis Felipe Salomão e Luís Roberto Barroso (presidente). A advogada de Gilmar José Benkedorf Silva foi Gabriela Rollemberg de Alencar.

Ontem, Gilmar e o vice, Marcosn Araújo da Costa, o Dr. Marcondes (PL), gravaram vídeo falando a respeito da decisão.