Derrotada em novembro, coligação busca o tapetão

A coligação que teve o deputado estadual Homero Figueiredo Lima e Marchese (Pros) como candidato a prefeito de Maringá ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral contra o prefeito Ulisses Maia (PSD), o vice-prefeito Edson Scabora (MDB), o secretário Clóvis Augusto Melo e o então secretário Cesar Augusto de França (PDT). A Aije só foi ajuizada em 15 de dezembro, um mês após a reeleição do prefeito.

A coligação autora alega que a administração municipal concedeu promoções e progressões a servidores públicos em época próxima do pleito, práticas que alegam configurariam abuso de poder político e poderiam resultar em cassação do registro de candidaturas. A ação tramita na 66ª Zona Eleitoral de Maringá.

De acordo com a defesa dos acusados, as acusações são absolutamente infundadas, já que o processo de progressão “é algo corriqueiro na administração pública e que, longe de configurar qualquer abuso – político ou econômico – houve somente o cumprimento do estrito dever legal da administração”.