Vereadores de Ivatuba rejeitam transmitir sessões online

Por cinco votos a três, a Câmara Municipal de Ivatuba, na contramão do mundo, decidiu ontem não permitir a transmissão online das sessões, audiências públicas e eventos promovidos por aquele poder. A questão deve acabar na justiça, visto a aparente inconstitucionalidade, já que publicidade de seus atos é dever do poder público,.

O projeto de resolução que previa a transmissão das reuniões pelas redes sociais tiveram o voto favorável dos vereadores Maristelvio Tenedini (MDB), Rosilaine Dante Murata (PL) e Rosangela Cordeiro (PL). Votaram contra: Antoninha Maria Pelissari, Arildo Ferreira dos Santos, José Aparecido Viana, Roberto Augusto Governo e Saulo Felipe Martire. O presidente, Deva Molina (PL), só vota em caso de empate.

A falta de transparência da Câmara de Ivatuba é possível ser constatada no próprio site, que não traz atualizadas a ordem do dia (a última foi disponibilizada em outubro do ano passado) nem a ata das sessões (a última é do dia 8 de março).

Numa rede social, o jornalista Cassio Duarte repercutiu a tosca decisão dos vereadores de Ivatuba. “A transmissão online das sessões plenárias, em especial, daria maior publicidade para as pautas da Câmara e para as decisões que os senhores tomam. Nós vivemos na era digital e a nossa cidade não pode parar no tempo. É obrigação do legislador encontrar meios para democratizar o acesso à informação. A população sai perdendo mais uma vez! Deixo registrado, de forma pública, o meu agradecimento aos vereadores que votaram a favor do projeto”.

(Foto: Loan Aniz)

Advertisement
Advertisement