Por fora

O projeto BR dos Rios estuda a implantação de pedágios nos rios
Henri Jean Viana – interino

Com os rios quase secos, notícia em hora errada do Ministério da Infraestrutura: especialistas estão desenvolvendo projeto para estimular a navegação fluvial, o BR dos Rios. O discurso é aquele antigo, redução de custos no transporte de cargas. E junto vem o ruim: estudam também a implantação de pedágios nos rios. Mas por isto é que talvez a coisa aconteça.

BOLSONARO VIRÁ
O Palácio do Planalto mantém a programação do presidente da República em Maringá na próxima sexta-feira. A continuidade dos preparativos para a inauguração da extensão da pista do aeroporto indica estar afastada a hipótese de cancelamento ou postergação da visita.

BOM PARA TODOS
O chefe da Casa Civil Guto Silva é uma privilegiada ponte de ligação entre o prefeito de Maringá e o governador Ratinho. Um jogo bom para os dois lados: Guto ganha densidade aqui, e Maringá junto ao governador que tem reconhecido o valor dele; está à frente de outros secretários na disputa de vaga para concorrer ao Senado.

‘EMBAIXADOR” DE MARINGÁ
Fazendo por Maringá, automaticamente Guto também faz pela cidade onde nasceu, vizinha Mandaguaçu. E a coisa anda por que ele acompanha e agiliza os trâmites de todos os documentos da prefeitura e das reivindicações do prefeito Ulisses Maia ao governo do Paraná.

PRIORIDADES DO ULISSES
Quase ao final do primeiro ano do segundo mandato o prefeito Ulisses Maia elenca algumas prioridades da sua administração: a revitalização do Eixo Monumental (trecho entre a catedral e o estádio Willie Davids) aumentar a segurança pública e economia cobrindo toda a cidade com câmeras e iluminação de LED.

VIADUTO E HOSPITAL
Com atenção especial para os “nós” do trânsito, Ulisses termina preparativos para construir uma solução almejada pelos motoristas da cidade e região, o viaduto no trevo do Catuaí. Outro compromisso de que não abre mão: colocar em funcionamento Hospital da Criança.

TIPO LULA E DIRCEU
A Justiça Eleitoral cassou esta semana os mandatos do prefeito e do vice de Campo Magro, cidade da região de Curitiba. O crime de Cláudio Casagrande (PSD) e Osmar Leonardi (PSC) é abuso de poder econômico: aumento de 4000% nos gastos com publicidade. Nestes tempos em que tudo precisa ser “explicado”, mas difícil é entender: eles estão cassados, mas continuam nos cargos… entraram com recursos que precisam ser julgados.

PASSIVIDADE
Em choque com o Sismmar e com a presidência da Câmara, surpreende a passividade – incomum – da vereadora Cris Lauer depois que Mário Hossokawa exonerou sua chefe de gabinete. Acostumada a muito barulho está recolhida a profundo silêncio.

ESCOLAS INADEQUADAS
Tendo como determinante a covid, dois fatores vão contribuir para aumentar o número de crianças fora da escola no Paraná. O primeiro é relatório preliminar do Tribunal de Contas mostrando inadequações em dezenas delas. E a regulamentação da escola em casa, terceirizando para pais – ou quem eles escolherem – a tarefa de ministrar o currículo educacional.

FALHAS EM QUANTIDADE
O TC concluiu: 14,3% das escolas não têm ventilação adequada para evitar a covid, 7,3% não têm pessoal para limpar as salas, 13,5% para higienizar os sanitários, 6,3% não têm produtos de limpeza, em 17,2% as caixas de água são insuficientes, 34% não conseguem ministrar aulas remotas, 79,5% não têm serviços de internet necessários, mais de 70% não têm protocolos de segurança contra a pandemia.

PROJETO NEFASTO
Para o educador e líder da oposição Professor Lemos (PT), a iniciativa é inconstitucional e vai acionar a Justiça: “É uma proposta genérica e que dará prejuízo aos nossos estudantes. Países com ensino domiciliar têm critérios e os alunos são vinculados às escolas. Não é algo solto, como é esse projeto que fere também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

GARIMPAGEM PETISTA
O curitibano Paulo Opuzka é apontado como favorito para assumir a coordenação da candidatura do ex-presidente Lula em 2022. O nome mostra a crise da seara petista: servidor da Universidade Federal do Paraná, ex-assessor de vereador, Opuzka ficou em oitavo na disputa pela prefeitura de Curitiba, com 20.537 votos, apenas 2,45%.

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje: Luciana Nunes Ferreira, Dener Augusto, Aline Volponi, Fenando Cesar Madureira Mestre, Carlos Martins, Dulce Perin Bastos, Ignez Augusti Perez Bonilha, Giovana de Lourdes Marques Fontes, Alexandre Bueno de Almeida, Cícero Pita Januário, Álvaro Antonio Zanin, Marcelo dos Santos Rocha, Ademior Francisco Farias e Marcos Sérgio de Ângelo.

(Foto: Sindaport)