Revitalização da praça Zumbi dos Palmares sairá do papel

Moradores dos conjuntos João de Barro I e Santa Felicidade Centro Cultural Jhamayka, Observatório da Periferia e o movimento em prol da revitalização da praça Zumbi dos Palmares entregaram na segunda-feira ao prefeito em exercício Edson Scabora o projeto de revitalização da praça desenvolvido pelos arquitetos Leonardo Kobayashi e Julia Okada a pedido da comunidade.

Na reunião Scabora afirmou que a Secretaria de Obras Públicas realizará acertos e detalhes executivos necessários para dar continuidade ao projeto, e logo a execução da revitalização. No dia 20, Dia da Consciência Negra, Scabora esteve presente nas comemorações dos 25 anos da praça Zumbi dos Palmares. Participaram das comemorações o projeto Abrindo Gavetas, com o Desfile da Beleza Negra com roupas africanas, os artistas Ronaldo Gravino, Gilberto Luiz, Michele Dourado, Welington Lopes, Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena e as crianças envolvidas no grupo de dança coordenada pela Priscila Pires.

Construída pelos próprios moradores dos conjuntos João de Barro I e Santa Felicidade a praça Zumbi dos Palmares admirada por sua beleza, história, identidade, memória e ancestralidade foi reconhecida pela lei municipal nº 4.044/96 e é considerado o principal patrimônio físico, histórico e representativo da comunidade negra de Maringá, sendo palco para diversas manifestações culturais.