Prefeitura encerra hoje oficina técnica do PlanMob

Maringá planeja o futuro da mobilidade, diz o secretário Gilberto Purpur, na Semob

A Prefeitura de Maringá encerarrá hoje (2) à noite a série de oficinas técnicas do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). A última atividade começará às 19h, na Escola Municipal Oswaldo Cruz, na rua Octávio Perioto, 176, no centro, entre a avenida Brasil e rua Santos Dumont. Hoje de manhã aconteceu no Paço Municipal uma oficina para a sociedade civil organizada. 

Ao todo, são quatro oficinas que começaram na última terça-feira (30). “Estamos construindo de forma coletiva as diretrizes e alternativas desejadas para a Mobilidade de Maringá”, comenta a gerente de projetos de Mobilidade Urbana, Elise Savi. “Apresentamos dinâmicas para a população participar escrevendo e discutindo propostas para a mobilidade dos bairros e para a cidade”.

São atividades e dinâmicas para servidores envolvidos no Plano e hoje à noite será oportunidade da comunidade participar, opinar e sugerir medidas para a mobilidade maringaense.  Entre os temas dessas oficinas estão “Definição das diretrizes e das alternativas possíveis para a mobilidade urbana de Maringá – As Expectativas para a Mobilidade de Maringá”, “A Construção dos Cenários Futuros”, “Possibilidades de Cenários Tendencial, Ideal e Provável”, “Uso de automóveis”, “Deslocamento a pé”, “Deslocamento por bicicleta”, “Transporte coletivo”, “Adensamento de Corredores”, entre outros. 

Participam das atividades servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá, do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão, da Equipe Técnica Municipal do PlanMob, da Câmara de Vereadores, dos setores de engenharia, arquitetura e áreas afins. O PlanMob planeja a curto, médio e longo prazo a mobilidade urbana da cidade, propondo melhorias em todos os modais. É a primeira vez que é realizado em Maringá.