Secretária de Políticas para Mulheres restringe participação de manifestantes em evento pelo fim da violência contra a mulher

Aconteceu hoje pela manhã a 4ª Caminhada/Pedalada Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, organizado pelo Fórum Maringaense de Mulheres, Secretaria de Políticas Para Mulheres, Conselho da Mulher de Maringá e Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal.

O evento contou com a participação de autoridades, deputado estadual entre outras instituições de classe. Azedou quando a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Terezinha Pereira, virou a xerife do manifesto e determinou que, para prosseguirem, as manifestantes que tivessem com bandeira representando seu partido político fossem retiradas. As fundadoras do movimento maringaense são filiadas ao PT, partido pelo qual o irmão da secretária foi eleito prefeito em 2000.

A determinação da secretária-xerife, indicada pelo cargo por movimento sem a devida transparência, fez esvaziar a participação de mulheres líderes entre aquelas que se apresentam pela causa. A atitude foi considerada um atentado à democracia: “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”, diz o artigo 220 da Constituição Federal.