A comitiva oficial de Maringá para uma ir à cidade-irmã Kakogawa, em Hyogo, no Japão, terá oficialmente 12 pessoas, para uma visita de 17 dias. É a viagem internacional oficial de maior duração de toda a história de relações das cidades-irmãs de Maringá.
A relação está em matéria publicada hoje pela prefeitura, e alguns dos convidados levarão cônjuges. A viagem retribui a visita feita por comitiva de Kakogawa no aniversário de Maringá, em maio; a comitiva japonesa foi integrada por 8 pessoas e cumpriu agenda de 4 dias. À época a prefeitura recepcionou os visitantes com um jantar que custou R$ 17 mil. Este ano os municípios comemoram 50 anos de irmandade.
Segundo a prefeitura, o convite partiu do prefeito da cidade japonesa, Yasuhiro Okada. A comemoração do aniversário de Kakogawa será dia 15, quinta-feira da semana que vem.
O prefeito Ulisses Maia (PSD) vai receber o título de cidadania benemérita de Kakogawa e conhecerá uma usina de incineração de lixo, o funcionamento de uma escola e a estrutura de combate a incêndios. A programação inclui também uma visita ao Wellness Park, parque que é uma das atrações de Kakogawa, e à Universidade de Hyogo, que fica em Kobe, capital da província.
A comitiva também irá a outra província. Em Kyoto, antiga capital japonesa, a pouco mais de 112 km de Kakogawa, a comitiva visitará o governador Takatoshi Nishiwaki, a Secretaria de Aceleração Econômica, ao Museu da Emigração Japonesa e o Museu Tecnológico de Kawasaki. Kyoto, na ilha de Honshu, é famosa por seus vários templos clássicos budistas, jardins, palácios imperiais, santuários xintoístas e casas de madeira tradicionais. Fundada no século I, por mais de um milênio Kyoto foi a capital da Corte Imperial do Japão, de 794 a 1868, quando foi substituída por Tóquio.
A comitiva oficial em Kakogawa é composta pelo prefeito Ulisses Maia; a primeira-dama Eliane Maia; o deputado estadual Paulo Rogério do Carmo (União), representando a Assembleia Legislativa do Paraná, que é estado-irmão de Hyogo e onde o governador Ratinho Junior esteve em março; o presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa e o vereador Delegado Luiz Alves, representando o Legislativo; o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto; o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Vanalli; o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá, Afonso Shiozaki; o comandante do 3° comando da Polícia Militar, coronel Ademar Carlos Paschoal; o delegado-chefe da 9ª subdivisão da Polícia Civil, Adão Wagner Loureiro Rodrigues; o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Sérgio Maximilla; o comerciante e representante do Rotary Club Maringá, Edson Kazuo Ishikawa; e o presidente da Associação de Intercambio Internacional de Maringá, Shiniti Ueta.
A comitiva der Kakogawa que esteve no aniversário de Maringá, em maio, foi formada pelo prefeito Yaushiro Okada, o presidente da Câmara Municipal de Kakogawa, Naoki Kobayashi; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Kakogawa, Kazuaki Kamatani; o chefe de gabinete da Associação Comercial e Industrial de Kakogawa, Yoneo Kubota; o chefe de gabinete da Câmara de Kakogawa, Kazuhisa Ogino; o vice-chefe de Gabinete da Secretaria da Prefeitura de Kakogawa, Kimiya Tatsumi; o secretário executivo da Associação Internacional de Kakogawa, Toshinobu Kishimoto; e a vice-diretora de Convivência Multicultural do Departamento de Cooperação Cívica e Movimento Social, Yuri Nakashima. (Atualizado)
Foto: Sangi