Foi inaugurada hoje a primeira empresa do Parque de Tecnologia de Maringá, projetado na época em que o empresário Francisco Favoto era secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Trata-se de Accion Tecnologia e Inovação, da qual o secretário Edney Marcos Mossambani é CEO, presidente do conselho e consultor sênior da empresa, da área de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.
Mossambani também comanda, desde junho do ano passado, a Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), responsável pela coordenação do grupo de empresários adquirentes por licitação de terrenos no parque de tecnologia. Coincidentemente, o secretário foi o primeiro a inaugurar o parque, além de ter permitido que metade do nome de sua empresa – Tecnologia e Inovação – fosse dado à agência/secretaria.
O evento teve música sertaneja e a presença de autoridades municipais, e de acordo com a prefeitura outras 11 empresas estão na fila para integrar o parque, que também é conhecido como Parque Tecnológico e Parque de Tecnologia da Informação de Maringá. Em agosto do ano passado anunciou-se que o local havia negociado 12 lotes para nove empresas e que geraria 400 empregos, de acordo com estimativa da Software by Maringá, associação que já foi presidida por Mossambani.
A Accion tem como sócia administradora Alessandra Massucato Mossambani, mulher do secretário, uma vez que a legislação impede que proprietário de empresa que seja administrador possa ocupar cargo público. A informação de que ele preside o Conselho da Accion, porém, está no próprio site da empresa, onde, em postagem feita em fevereiro passado, comenta o resultado de 2022, quando o mercador registrou retração de -0,7% e seus clientes tiveram crescimento médio de 11%.
Para os que já exercem atividade empresarial ao longo dos últimos 23 anos, sabemos que o mercado vive de “ciclos”, e que, oportunidades existem nos períodos de crescimento, gerados pelo excesso de consumo, e existem também, nos períodos de crise, quando congelados pela inércia, empresários “demoram” em tomar atitudes exigidas pelo cenário econômico.
“Aqui na Accion acreditamos estar presentes em empresas que acreditam na busca pela excelência, fazendo hoje melhor do que ontem e a amanhã melhor do que hoje. Reforçamos para 2023 nosso compromisso com toda iniciativa de melhoria e busca por competitividade. Seguimos com foco em resultados!”, escreveu.
Fotos: Redes sociais