PF, PRF, MPF, Ibama e Prefeitura de Paranaguá combatem crimes ambientais

Nova incursão objetiva fortalecer o combate ao apossamento ilegal de áreas de proteção ambiental

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ibama, a Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura de Paranaguá deflagraram hoje a quinta fase da Operação Aifa (Ação Integrada de Fiscalização Ambiental) com o objetivo de combater crimes ambientais praticados em mais de 20 porções de mangues, em Paranaguá.

Os ministérios públicos solicitaram a formação de um grupo de trabalho permanente para fiscalização, intervenção e repressão de crimes em áreas de invasão de mangue em Paranaguá, em decorrência da situação delicada e calamitosa dos manguezais em torno da área urbana do município.

A primeira incursão do grupo ocorreu no dia 6 de setembro de 2023, na Ilha dos Valadares, região próxima ao rio Itiberê, com a demolição de construções não ocupadas; a segunda ocorreu em11 de outubro de 2023 na Vila Guaraituba; as fases terceira, quarta e quinta ocorreram na área conhecida como Flor do Caribe, que, devido à grande extensão, precisou ser realizada em três etapas. A principal característica da Flor do Caribe, que a diferencia dos outros locais, é que as construções são de veraneio, sendo muitas dessas de pessoas com alto poder aquisitivo. (PF)

Foto: Divulgação/PF

Advertisement
Advertisement