Sinônimos de culhão

Deixemos o ‘ter culhão’ para as conversas informais, nos churrascos, por exemplo

A palavra culhão significa testículo, gônada masculina par localizando-se no interior da bolsa escrotal, responsável pela produção dos espermatozóides e da testosterona.

Há uma expressão que julgo inadequada (não uso), mas que encontra até definição no dicionário informal. Refiro-me a ‘ter culhão’, que significa coragem, ousadia, mas que não deixa de ser uma expressão machista, como aquela ‘não tenho saco’. 

No RCC News, o comentarista Kim Rafael, que usa e às vezes abusa de dizê-la,  a utilizou para  questionar se a nova secretária de Limpeza Pública, em 10 meses, fará um bom trabalho. Em seguida o âncora, Paulo Caetano, de certo modo corrigindo a ‘bola fora’, disse, perguntando ao ‘ponderado Tupan’ , que o olhar feminino fica melhor, em se tratando de limpeza, o que também poderia sugerir aos ‘chatos’, como eu, um machismo.

E para concluir, é apenas uma crítica construtiva ao jovem comentarista para que busque, no rádio e na tv, utilizar mais os sinônimos coragem e ousadia, que o que se espera da nova secretária, nunca que ela  tenha *, mas vai precisar ter ‘ saco’, para aguentar a encheção que o serviço público sempre ocasiona. Deixemos o ‘ter culhão’ para as conversas informais, nos churrascos, por exemplo. 

PS:  Lembro que antigamente, lá na roça  onde nasci e vivia, a molecada dizia ‘cunhão’ e mais tarde os chatos eram chamados escrotos. 

Advertisement
Advertisement